Associação Diversidade Amazônica foi selecionada como Pontão de Cultura de Rondônia em Edital do Ministério da Cultura
Sediada em Vilhena, a organização se dedica a projetos culturais que valorizam e celebram a diversidade cultural em Rondônia
A ACEMDA oferece cursos e oficinas culturais gratuitos, capacitando pessoas e promovendo a criatividade em Rondônia
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), com sede no município de Vilhena, foi selecionada como Pontão de Cultura de Rondônia no Edital de Seleção Cultura Viva - Fomento à Pontões de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Esta conquista é um marco importante para a entidade e para a promoção da diversidade cultural em Rondônia.
A presidente da ACEMDA, Andréia Machado, informou que a entidade foi selecionada na categoria Estadual com o projeto "Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural". Este projeto visa promover a valorização e o fortalecimento da cultura e identidade de comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e ribeirinhas em Rondônia.
Segundo Andréia, o Pontão Raízes Amazônicas tem como objetivo atender a um público variado, abrangendo essas comunidades tradicionais, e inclui atividades culturais gratuitas e inclusivas para todas as idades, garantindo o acesso de crianças, adolescentes, jovens e idosos a experiências culturais. Além disso, a comunidade em geral poderá participar de eventos culturais, como feiras e festivais, para vivenciar e celebrar a diversidade cultural da Amazônia.
"Estamos muito felizes em ser selecionados neste importante edital que vai desenvolver, articular e dar continuidade a ações culturais das redes de Pontos de Cultura, relevantes para a diversidade cultural brasileira e para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV)", declarou Andréia Machado.
A atuação dos Pontões de Cultura ocorrerá com a participação de Agentes Cultura Viva e de um Comitê Gestor, a ser formado pelas entidades culturais selecionadas.
De acordo com Andréia Machado, o Comitê Gestor do Pontão Raízes Amazônicas contará com a participação de vários Pontos de Cultura de Rondônia, incluindo o Ponto de Cultura, Memória e Mídia Livre Serpentário Produções de Vilhena, a Associação de Ensino PREPARARTE Musical e Artístico e o Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga (EERGA) de Rolim de Moura, a Associação Jiparanaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Abada - A.J-DACÁ de Ji-Paraná, e a Associação Folclórica Cultural do Boi Bumbá "Malhadinho" de Guajará-Mirim, que junto com a ACEMDA desenvolverão várias ações culturais em Rondônia.
Sobre os Pontões de Cultura
Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que promovem o acesso da população aos bens e serviços culturais nos locais onde atuam. Já os Pontões são entidades que desenvolvem, acompanham e articulam atividades culturais em parceria com redes regionais e temáticas de Pontos de Cultura e outras redes.
Sobre a ACEMDA
Com 9 anos de atuação, a ACEMDA tem como objetivo realizar projetos culturais, educacionais, ambientais e sociais no estado de Rondônia, na Amazônia Legal. A entidade já recebeu vários prêmios por sua atuação. Desde a sua fundação, foram realizados diversos projetos culturais para valorizar a cultura regional, com o objetivo de divulgar, preservar e resgatar a história e lendas dos ribeirinhos, quilombolas, sertanejos e pioneiros que, através de seus esforços, fizeram a história da Região Amazônica e que, aos poucos, têm suas histórias de vida esquecidas no tempo. Além disso, a ACEMDA trabalha para democratizar a comunicação, contribuindo para a garantia do direito coletivo à liberdade de expressão, por meio da promoção do direito à comunicação.
A ACEMDA produz vídeos documentários, revistas impressas, sites, cartilhas educativas, oficinas de fotografia, grafite, artesanato e dança, mostras de cinema, e festivais de música de forma livre, independente e colaborativa, retratando as manifestações culturais presentes no estado de Rondônia. É importante salientar que todas as ações e produtos, bem como os eventos produzidos, são oferecidos gratuitamente para a população.
Ecoparque Porto Velho se consolida como referência em práticas sustentáveis na região Norte
Com todas as certificações ambientais necessárias, o complexo adota tecnologias de ponta para proteger o meio ambiente
Sob acusação de matar a ex-companheira, homem é condenado a mais de 37 anos de reclusão pelo Tribunal do Júri
Consta na sentença de pronúncia, de 17 de julho de 2023, que o crime foi cometido por motivo torpe, consistente em vingança, alegando ofensas e humilhações pessoais
FACER atende ao chamado da CACB nos 5 anos da Lei de Liberdade Econômica
A Lei de Liberdade Econômica, segundo Alfredo Cotait Neto, simplificou processos, encurtou caminhos e facilitou o trâmite para a abertura de novos negócios
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook