Atos antidemocráticos: novas operações buscam provas de crimes praticados no dia 8 de janeiro
Pedidos da PGR têm como alvo um policial legislativo e uma advogada que teriam contribuído para os atos e tentado obstruir apuração do caso
A partir de pedidos apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (3), três mandados de busca e apreensão e de afastamento da função pública contra duas pessoas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, em Brasília. Um dos alvos foi um policial legislativo lotado no Senado. O objetivo é apreender armas e outros materiais que possam comprovar a violação de dever funcional, por instigação e facilitação da ação de executores dos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado que vandalizaram o prédio. O agente também teria deixado de combater os invasores do Senado no dia 8 de janeiro de 2023, conduta que caracteriza omissão imprópria.
O agente público já foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. Entre os pedidos apresentados pelo coordenador do Grupo, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, está o afastamento da função. Também foram requeridos bloqueio de bens, impedimento de deixar o país e proibição de uso de redes sociais. Todos os pedidos foram acolhidos pelo relator do caso no STF, ministro Alexandre de Moraes. O agente também está proibido de se aproximar do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. As medidas são resultado de trabalho conjunto entre a PGR e o próprio Senado, que promoveu, por meio da polícia legislativa, apuração prévia do fato.
Em outra frente, foi cumprido, também nesta manhã, mandado de busca e apreensão em endereço ligado a uma advogada, que teria recolhido aparelhos celulares de participantes da invasão aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes. A atitude é investigada por representar a possibilidade de obstrução de justiça. O pedido que levou à decretação das medidas cautelares foi apresentado a partir de informações reunidas nas audiências de custódia dos detidos em flagrante no dia dos atos.
Redução da gravidez na adolescência é prioridade na saúde municipal
Em 2022, 447 partos em menores de idade foram registrados em Porto Velho
Aquisição de imóveis se torna uma excelente forma de investimento entre os rondonienses
Em Rondônia, a prática é bastante comum, justamente por ser um estado novo e em franco desenvolvimento
Prefeitura dá continuidade às ações de identificação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente
Questionário será aplicado para identificar as famílias que ocupam margens do Igarapé da Penal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook