Audiência pública discute direitos e desafios de portadores da síndrome de down
Evento proposto pelo deputado Cirone Deiró vai reunir autoridades, mães, familiares e especialistas na segunda-feira (20)
Familiares de pessoas com síndrome de down, profissionais da área e autoridades participam na próxima segunda-feira (20), às 15 horas, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), defensor das causas das pessoas com deficiência. O evento antecede a data de 21 de março, que é reconhecida como o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Cirone disse que propôs a realização da audiência, atendendo solicitação de familiares de pessoas com síndrome de down, e que o principal objetivo da reunião é colocar em pauta os direitos e a inclusão dessas pessoas. Ele explicou que na condição de deputado, desde 2019, tem trabalhado para que os direitos das pessoas com deficiência sejam exercidos em sua plenitude, conforme determina a lei. “Este é meu compromisso diário, sonho com o dia em que as pessoas com deficiência viverão a totalidade dos seus direitos na sociedade”, afirmou o parlamentar.
De acordo com a mãe atípica e pioneira na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Flaviana Tertuliana, todas as deficiências devem receber a mesma atenção e reconhecimento na implantação e na execução das políticas públicas. “As pessoas sempre vêm antes das deficiências. No entanto, devemos aproveitar as datas alusivas para reforçar a relevância da inclusão e refletirmos sobre o quanto ainda precisamos lutar pelo básico para nossos filhos. Vamos continuar falando sobre a necessidade de inclusão e reivindicando os direitos dos nossos filhos”, assegurou.
Dentre os palestrantes na audiência estão: a professora e pesquisadora Flavia Albaine, com o tema “Capacitismo contra a pessoa com síndrome de down e legislação protetiva”; a mãe atípica Flaviana Tertuliana, com formação em serviço social e pós graduação em psicopedagogia, com o tema “A síndrome de down e seus desafios; a neuropsicopedagoga Graciely Santana, com o tema “Neuroplasticidade na síndrome de down”; e o médico neurologista Marcos Antônio Sueyassu, que falará sobre sua vivência profissional com a síndrome de down.
Assembleia Legislativa aprova moção de repúdio do Delegado Camargo contra shows de cantora que menosprezou professores
Manifestações da artista voltadas aos professores são falas ofensivas
Ezequiel Neiva registra e lamenta a morte do jornalista Rildo da Costa
Falecimento ocorreu nesta terça-feira (14)
Vereadores criam comissão de estudos para análise e revisão da Planta Genérica de Valores de Porto Velho
Vereador Gilber Mercês (PODEMOS, presidente da Comissão
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook