Auditores do TJRO participam do V Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Intern
O fórum conta com a presença de diversas especialistas com larga experiência em área de auditoria
Servidores de Tribunais de todo o Brasil estão reunidos desde a última terça-feira, 22, em Belo Horizonte, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), para a realização do V Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário. O objetivo do evento é capacitar auditores internos do Poder Judiciário, bem como promover debates sobre boas práticas para as áreas de auditoria interna, governança, compliance, gestão de riscos e controles internos.
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia é representado, no evento, pelos servidores que desempenham a função de auditores internos, Everton Batista Sousa, da auditoria da Gestão Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil; José Sorlangio Maia, da Auditoria de Gestão de Pessoas; Maiara Ribeiro de Moraes, da Gestão de Projetos em Auditoria Interna, e Marlene Nunes Freitas, da Organização e Métodos e Procedimentos de Auditoria, da Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia.
Dos temas apresentados no evento merecem destaque a relação da auditoria interna e os programas de integridade, o papel da auditoria interna na promoção do desenvolvimento da governança e da gestão de riscos nos Tribunais, utilização de ferramentas tecnológicas para execução de auditorias sistêmicas e contínuas, desenvolvimento da maturidade da auditoria interna por meio da adoção do Internal Audit Capability Model – IA – CM e do Projeto de Instituição dá Sistema de Controle Interno do Poder Judiciário, que será apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Para a assistente técnica da Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle (Seaic), Maiara Moraes, a realização do fórum “promove a interação e troca de experiências entre os tribunais, estimula o aprimoramento e a capacitação dos servidores em busca de oferecer bons serviços à Administração por meio da realização das auditorias e consultorias”.
Já para o auditor interno Everton Batista, é importante ressaltar que “a auditoria interna deve atuar para ser a defensora da promoção da boa governança, da instituição do sistema de controles internos, baseados em riscos, e da atuação conjunta com as unidades auditadas, por meio das consultorias, para a promoção de valor organizacional”.
O fórum conta com a presença de diversas especialistas com larga experiência em área de auditoria, como Rodrigo Fontenelle Miranda, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, e palestrantes do Instituto dos Auditores Internos do Brasil e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em sua quinta edição, o fórum mostra ser um evento que integra a agenda das atividades das auditorias internas do Poder Judiciário, voltado a servidores que desempenham atividades relacionadas à auditoria interna, com foco em governança, gestão de riscos e controles internos.
A realização do fórum ficou a cargo do TJMG, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Seção Judiciária de Minas Gerais (TRF-1).
Assistente da ECT incorporará gratificação recebida por mais de nove anos
A empresa não justificou a suspensão do pagamento
Frigorífico consegue afastar multa por não preencher cota de pessoas com deficiência
As vagas foram informadas em jornais de grande circulação
Colhedora de laranjas será indenizada por falta de banheiro no local de trabalho
A fazenda não conseguiu demonstrar o cumprimento das normas trabalhistas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook