Baleia Rossi oficializa candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados
Líder do MDB conta com o apoio de 11 partidos. Ele prometeu lutar pela democracia e pela independência dos Poderes e defendeu a aprovação de reformas estruturantes
Baleia Rossi anunciou sua candidatura em entrevista coletiva na Câmara
O líder do MDB, Baleia Rossi (SP), anunciou oficialmente nesta quarta-feira (6) sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados, com o slogan “Câmara livre. Democracia viva”.
Rossi tem o apoio do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de 11 legendas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Até o momento, ele vai concorrer ao cargo com o líder do PP, Arthur Lira (PP-AL), candidato defendido por Jair Bolsonaro, e com Capitão Augusto (PL-SP) e André Janones (Avante-MG). Outros deputados ainda podem se inscrever na disputa.
A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.
Democracia e liberdade
O anúncio da candidatura de Baleia Rossi foi feito em entrevista coletiva na Câmara. Ele estava acompanhado de Rodrigo Maia e de representantes dos partidos que o apoiam e se autodenominam “Frente Câmara Livre”
Rossi celebrou a união das legendas de diferentes espectros políticos. “A sociedade quer mais união, mais compaixão, mais respeito, quer mais igualdade. A sociedade espera uma luta por democracia e por liberdade”, disse. “Em vários pontos divergimos, mas a beleza da democracia está no respeito e na boa convivência.”
O deputado destacou o papel da Câmara dos Deputados na criação do auxílio emergencial, da Lei Aldir Blanc, do novo Fundeb e de outras propostas aprovadas em 2020. “Tudo isso porque temos uma Câmara independente, porque a nossa Câmara Federal é livre. Exatamente por isso a Casa não pode ser submissa, senão ela não fiscaliza e não participa da sociedade.”
Rossi se comprometeu a aprovar as reformas estruturais da economia e discutir a manutenção do auxilio emergencial aos mais vulneráveis. “A pandemia não acabou. Hoje temos milhões de brasileiros que vão deixar de receber auxílio emergencial e que vão voltar a ter grandes dificuldades de ter o alimento à mesa”, declarou. “Temos de buscar uma solução, ou aumentando o Bolsa Família ou trazendo novamente o auxílio emergencial.”
Ele também prestou solidariedade às famílias das quase 200 mil vítimas de Covid-19 e afirmou que os deputados precisam se unir em defesa de uma vacina universal e gratuita para os brasileiros. “O respeito à ciência e a busca da vacina para todos é muito maior do que qualquer diferença”, afirmou.
Perfil
Baleia Rossi, 48 anos, é presidente nacional do MDB e líder do partido na Câmara dos Deputados. Está no seu segundo mandato como deputado federal e iniciou a carreira pública aos 20 anos, quando foi eleito vereador na cidade de Ribeirão Preto (SP). É filho do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Rossi.
O parlamentar é autor de uma das propostas de reforma tributária em discussão na Câmara dos Deputados. A PEC 45/19 acaba com cinco tributos e também cria os impostos sobre bens e serviço.
Em 2020, Baleia Rossi foi relator na Câmara do auxílio financeiro de R$ 2 bilhões a santas casas e hospitais filantrópicos para atuação de forma coordenada no combate à pandemia (Lei 13.995/20).
André Janones se lança candidato a presidente da Câmara
Deputado fez o anúncio por meio de suas redes sociais
Deputados aprovaram aumento de pena para estelionato
Mudança atinge golpes com uso de celulares, praticados por presidiários e por funcionários públicos
Senadores reagem a Bolsonaro dizer que não consegue “fazer nada” Fonte: Agência Senado
Nas redes sociais, parlamentares da oposição chegaram a pedir a renúncia do presidente
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook