Boa produtividade do algodão garante aumento dos números de safra do estado
A expectativa foi divulgada no segundo levantamento da safra 2019/2010 de grãos publicado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
A produção de algodão em Rondônia deve dobrar nesta safra. A expectativa foi divulgada no segundo levantamento da safra 2019/2010 de grãos publicado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo mostrou que o estado elevou o número de cultivo a quase 90% acima da safra 2018/19, tanto para o produto em caroço como em pluma. Com isso, o algodão de caroço deve alcançar 36,8 mil toneladas, com aumento de 88,7%, e o de pluma, 14 mil toneladas e acréscimo de 89,2%.
A área sinaliza uma posição positiva também, chegando a 9,8 mil hectares e variação relacionada à última safra de cerca de 88%. A produtividade do produto em caroço é de 3.750 kg/ha e da pluma, 1.425 kg/ha. O cultivo tende a se concentrar nas regiões de Cabixi, Pimenteiras do Oeste e Vilhena. Em termos de financiamento, a apuração dos técnicos da Conab no estado aponta para cerca de 60% dos recursos provenientes dos produtores, 25% oriundos de fornecedores de insumos e 15% captados do Banco da Amazônia e do Banco do Brasil.
Outro produto que se destaca no estado é a soja, que apresenta bom desempenho e aumento de 1,3% frente à safra passada, alcançando 1,1 milhão de toneladas. A área cultivada da oleaginosa pode alcançar 343.700 hectares. Neste cultivo, 15% da área é financiada por meio de bancos oficiais e cooperativas de crédito, outros 15% do próprio produtor e os 70% finais são captados por meio de tradings e revendas.
A pesquisa mostra ainda que culturas como arroz de sequeiro, milho primeira e segunda safras e feijão segunda safras não obtiveram números animadores. O arroz deve ter queda de 1,5% no estado, o milho primeira safra de 0,7% e o segunda safra de 2,2%, produzindo respectivamente 135,4 mil toneladas e 909 mil toneladas no total das duas safras. Já o feijão segunda safra sofre uma redução maior, de 7,4%, para uma colheita de 5 mil toneladas.
Mantido afastamento de prefeito condenado por improbidade administrativa
A defesa alegou que o cumprimento de sentença teria afrontado decisões do STF. No entanto, a ministra Cármen Lúcia verificou que não estão presentes os requisitos constitucionais para trâmite da reclamação no STF.
Instituições unidas contra a degradação na Amazônia
ICMBio se reuniu em Cuiabá com os comandantes das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares dos estados da Amazônia Legal para traçar estratégias
Decisão suspende parte de sentença do TST sobre planos de saúde de funcionários dos Correios
Presidente Dias Toffoli entendeu existir possibilidade de lesão à economia da empresa e risco de afetar, até mesmo, a continuidade do serviço prestado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook