Bolsonaro acabou
Ele não tem grandeza suficiente para ser odiado; ele será apenas desprezado e, por fim, ignorado. Ele acabou. Bolsonaro acabou
David Coimbra, jornal Zero Hora de Porto Alegre/RS
Bolsonaro acabou. Isso aconteceria mais cedo ou mais tarde, sendo ele quem é. O que surpreendeu foi a brevidade da sua relevância. Sei que, neste momento, bolsonaristas começarão a escrever mensagens me ameaçando, me chamando de comunista, de petista, perguntando: preferia o Lula? Em minha defesa, lembro que, em fevereiro de 2015, escrevi uma coluna exatamente sob o título "O PT acabou", causando fúria entre os petistas. Amigos que não eram amigos brigaram comigo, líderes petistas escreveram artigos em contraponto, mas, como se viu, eu estava certo. O PT, que foi o partido mais importante da história do Brasil, tornou-se um PDT. Tem até um Brizola como dono.
Os petistas continuarão existindo, como os bolsonaristas, mas PT e Bolsonaro foram enviados para o passado e de lá não sairão. O livro bíblico dos provérbios diz que a arrogância precede a queda. No caso do PT, a arrogância foi a causa da queda. Quanto a Bolsonaro, não houve mudança de comportamento na raiz do seu fracasso. Ele fracassou por ser ele mesmo. Fracassou por não mudar. Bolsonaro viu-se diante do pior tipo de crise que um líder pode enfrentar: uma crise de saúde. Todo o resto pode ser contornado, a saúde não. Num momento como este, trágico, em que pessoas estão morrendo, o que se espera da liderança é a coordenação de esforços. O líder precisa fazer com que todos se movam numa única direção.
Ele não tem de apresentar soluções mágicas, até porque em geral elas não existem. Ele só tem de mostrar qual é o caminho. Bolsonaro fez exatamente o contrário: ele dividiu, quando tinha de unir. Bolsonaro brigou com prefeitos e governadores, brigou com autoridades mundiais da saúde, brigou com a imprensa, brigou até com os próprios ministros. Bolsonaro é contra o isolamento social, mas não apresenta uma alternativa sólida e confiável. Ele não tenta convencer ninguém de que seu plano é melhor, simplesmente porque não tem um plano, a não ser a insistência em recomendar um remédio que ninguém sabe se funciona ou não. Bolsonaro é um líder sem plano de ação e um líder sem plano de ação não é líder.
Bolsonaro se comporta de uma forma infantil que escandaliza o mundo, saindo às ruas, limpando o muco do nariz no braço e em seguida cumprimentando um cidadão, formando aglomerações, beijando as pessoas, contestando de maneira birrenta a orientação sanitária que é seguida por todo o planeta, inclusive por seu ídolo Donald Trump. O mundo hoje enxerga Bolsonaro como uma espécie de bufão malvado, um tipo exótico, uma piada triste. Nos últimos dias, as embaixadas da Itália, da Alemanha, da França, do Reino Unido e dos Estados Unidos pediram que seus cidadãos saiam com urgência do Brasil. As atitudes de Bolsonaro certamente pesaram nessa convocação.
Falando com meu amigo Zé Pedro Goulart a respeito disso, ouvi dele uma avaliação da qual gostei. — Quando se tem uma pandemia — disse o Zé Pedro —, a ação precisa ser de todos. A Organização de Saúde é mundial, é como se estivéssemos em tempos de guerra. Quem não está alinhado está fora, não terá benefícios e logo será declarado inimigo. É isso. Bolsonaro está se transformando em um inimigo da coletividade. Não digo inimigo da humanidade porque seria demais para ele. Ele não tem grandeza suficiente para ser odiado; ele será apenas desprezado e, por fim, ignorado. Ele acabou. Bolsonaro acabou.
Texto publicado na coluna do David Coimbra no jornal ZERO HORA, de Porto Alegre no dia 12 de abril de 2020.
Testes rápidos e EPIs são distribuídos aos 52 municípios de Rondônia
Na linha de frente, os profissionais de saúde e segurança precisam ter prioridade na realização dos testes rápidos, que são realizados apenas nos trabalhadores que apresentam sintomas
Prefeitura recebe doação de 100 frascos de álcool 70% para o combate ao Coronavírus
Unidades foram produzidas em parceria pelas empresas Dydyo Refrigerantes e Águas Kaiary. Produtos serão destinados a entidades e famílias em situação de extrema vulnerabilidade
Projeto apoiado pelo MP e MPT doa 1600 itens de proteção a profissionais de saúde
O trabalho foi realizado por aproximadamente 50 costureiras, que se comprometeram em confeccionar o material dentro de rígidas normas de higiene
Comentários
Adoro David Coimbra.Acho ele extremamente inteligente.Sempre leio seus artigos.
Para quem não conhece, Davi Coimbra é comunista de carteirinha. Defensor irredutível do inocente LULA e sua turma Petista. Recentemente voltou dos EUA onde fez um tratamento contra um câncer. Mas a grande pergunta dos gaúchos é: porque não foi para CUBA ou VENEZUELA?
Para quem não conhece, Davi Coimbra é comunista de carteirinha. Defensor irredutível do inocente LULA e sua turma Petista. Recentemente voltou dos EUA onde fez um tratamento contra um câncer. Mas a grande pergunta dos gaúchos é: porque não foi para CUBA ou VENEZUELA?
Para quem não conhece, Davi Coimbra é comunista de carteirinha. Defensor irredutível do inocente LULA e sua turma Petista. Recentemente voltou dos EUA onde fez um tratamento contra um câncer. Mas a grande pergunta dos gaúchos é: porque não foi para CUBA ou VENEZUELA?
Para quem não conhece, Davi Coimbra é comunista de carteirinha. Defensor irredutível do inocente LULA e sua turma Petista. Recentemente voltou dos EUA onde fez um tratamento contra um câncer. Mas a grande pergunta dos gaúchos é: porque não foi para CUBA ou VENEZUELA?
Acabou a carreira de jornazistas como ele. No fundo o que se percebe é o conchavo da esquerda comunista com 90%da mídia tendenciosa deste país. A maioria dos brasileiros está com o capitão Bolsonaro e com suas ideias. Bolsonaro é um homem valoroso. Conseguir se manter impoluto no meio de uma corja de ladrões no Congresso Nacional já é um fato determinante para sua inclusão nos anais na história política deste país. Davi perdeu a chance de ficar quieto. Daqui pra frente ele é que vai acabar, se não mudar de opinião e se retratar.
Acabou sim, obrigado Senhor.
Como diz o personagem " Santaninha "...... David Coimbra TU ÉS UM VAGABUNDO, MAU CARÁTER....!!!!!
Acabou sim, acabou com a roubalheira que os Petralhas como voce faziam e vai acabar mais ainda.Voces nao se conformam que nosso presidente Bolsonaro ganhou.
Digamos que ele não seja aquela "Brastemp" da política, mas por ocasião das eleições e analisando os demais candidatos, era o melhor que tínhamos. Então meu amigo, agora é esperar para ver no que vai dar. Muito embora às vezes ele fale coisas que não concordo mas entendo que ele está no caminho certo. O tempo nos dirá....
Repassando correspondência ao Sr. David Coimbra Seu ridículo comentário de hoje, para não dizer horrendo, tem o tÍtulo "Bolsonaro acabou". Não, David. Eu diria, lamentando: DAVID COIMBRA COMEÇOU A ACABAR ! UMA PENA, DAVID. Mas são as chamadas "escolhas de vida".... AFRONTASTE O HOJE TEU PRÓPRIO TALENTO, COMO SE QUISESSES DESMENTI-LO. Tiveste hoje uma espécie de recaída da doença. Eras um jovem com uma boa formação no IAPI, com a vantagem de ser Gremista, tiveste uma doença grave, foste para um os Estados Unidos (terra do capitalismo!) para te curar, graças a Deus conseguiste, voltaste à tua Zero Hora, vinhas indo bem, mas hoje, infelizmente, "te perdeste pela linha de fundo". Nem sequer te deste conta do que acabas de fazer, do custo que esta asneira terá para ti. POIS QUEIRAS TU E TEUS CONFRADES OU NÃO, A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO CONSCIENTE ESTÁ COM BOLSONARO. Está com Bolsonaro contra tudo o que há de ruim, de atrasado, de imoral, de prejudicial ao povo, e que já provou ter dado errado em todos os recantos do planeta. E tu sabes bem disto, és inteligente, não foste tentar te curar do câncer na China, na Rússia, em Cuba ou na Venezuela. És vivo: foste para os States! Não tenho procuração de Bolsonaro para defendê-lo, nem ele precisaria disto, mas me preocupa ver uma pessoa talentosa como tu jogar fora seu prestígio. Mas a gente compreende, quiseste aumentar tua 'média' com teus confrades esquerdistas da redação, que não são poucos, comunistas que não têm noção do que seja na real o comunismo, porque se soubessem, mudariam na hora, embora a humanidade já tenha provado que a loucura humana parece não ter limites... Sei que lá no fundo também nunca aprovaste o socialismo festivo de Lula e Dilma, mas não podias dizer abertamente, sob pena de granjeares a ira de teus ferrenhos colegas da esquerda. É claro que também já te deste conta de que Bolsonaro é bom, veio como salvador, mas não é o Presidente dos Deuses, mas, bem ou mal, foi a chance que o Brasil teve (e aproveitou) para se livrar da maldita esquerda, sua incompetência administrativa, seu infinita corrupção e seu compadrio com o maldito regime comunista. Desafortunadamente, tua consciência profissional, teu caráter como pessoa, falharam hoje. Quero te dizer que para mim foi a chamada "gota d'água", ou seja, vou hoje mesmo, ainda que com pesar, CANCELAR MINHA ASSINATURA DE ZERO HORA, após muitíssimos anos de assinante. Claro, é também uma escolha de vida. De certa forma tens razão, David. Acabou. Acabou você e Zero Hora. E vai um último conselho de amigo: te cuida, mais do que nunca, SEGUE A VIDA COM SAÚDE, porque esta outra enfermidade da qual tiveste esta recaída hoje pode não ter volta.
APENAS UM ADJETIVO LHE SERVE OU SEU CANALHA,,,,,,,,,,,,,,, I D I O T A ,,,,,,,,,,TU SIM É UM ZERO A EQUERTA, TU NUNCA EXISTIU E NEM VAI EXISTIR,,,,,, PETRALHA SAFADO,,
APENAS UM ADJETIVO LHE SERVE OU SEU CANALHA,,,,,,,,,,,,,,, I D I O T A ,,,,,,,,,,TU SIM É UM ZERO A EQUERTA, TU NUNCA EXISTIU E NEM VAI EXISTIR,,,,,, PETRALHA SAFADO,,
Para quem escrevia em 2017 que Che Guevara, seu ídolo, não era aquele retratado na histtória, continua igual. "A Organização de Saúde é mundial, é como se estivéssemos em tempos de guerra. Quem não está alinhado está fora, não terá benefícios e logo será declarado inimigo", Então neste momento, Suécia, Suiça, Islândia e Holanda são parias mundiais. As mortes estão batendo recordes onde os protocolos da OMS não são seguidos. Mas não. David Coimbra acabou faz tempo, mas ele ainda não sabe disso.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook