Bolsonaro e militares levam o Brasil a epicentro mundial da pandemia

No entanto, Bolsonaro afirma que “os civis fracassaram”, como justificativa para apelar a militares para dirigir o ministério da saúde e ocupar, já com algumas dezenas de militares nos cargos mais importantes

Emir Sader
Publicada em 24 de maio de 2020 às 11:41

Uma dimensão notável da pandemia que nos afeta é revelar a grande quantidade de extraordinário pessoal da saúde pública – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem -, na linha de frente, lutando para proteger as vítimas. Centenas deles já morreram nessa luta.

Por outro lado, os debates públicos revelam a qualidade e a quantidade do pessoal das universidades públicas e dos centros de pesquisa públicos, presentes em todos os órgãos da mídia e nos textos de análise da pandemia.

No entanto, Bolsonaro afirma que “os civis fracassaram”, como justificativa para apelar a militares para dirigir o ministério da saúde e ocupar, já com algumas dezenas de militares nos cargos mais importantes. Do conjunto de mais de 3 mil militares no governo, cerca de 20 se situam já no ministério da saúde, incluído no cargo de ministro.

Bolsonaro e os militares assumem a responsabilidade na condução da política governamental sobre a pandemia e sobre os graves efeitos que ela tem sobre o Brasil. O país se tornou, na falta de condução governamental e na falta de prioridade que o tema deveria ter, no segundo país do mundo com mais vítimas da pandemia e no novo epicentro mundial do coronavírus. Não se vê nenhuma política, nenhum plano de ação, nenhuma prioridade e nenhuma atenção especial do governo no atendimento da pandemia.

Nomear militares para dirigir o ministério da saúde em plena pandemia é um tapa na cara de todos os profissionais de saúde no Brasil. Um presidente que nunca reconheceu o papel deles no atendimento da pandemia, que não dedica recursos para que eles se protejam e exerçam suas funções em melhores condições, os desconhece totalmente, despreza o esforço que eles desenvolvem, nomeia a militares, sem nenhuma qualificação, para se ocupar da responsabilidade na condução da política governamental sobre a pandemia.

E o que esses militares fazem? Nada, absolutamente nada. Quem está no cargo de ministro da saúde chega a apelar para a reza, na falta de capacidade de propor medidas. O ministério divulga, agora de maneira incompleta e deformada, o balanço das vítimas do dia. Sem nenhuma análise dos dados e, menos ainda, sem qualquer medida para se contrapor ao crescimento acelerado das vítimas.

Como consequência da subestimação da pandemia por parte o presidente, da entrega do ministério da saúde a militares leigos, sem nenhuma qualificação na área da saúde, o Brasil tornou-se a maior preocupação mundial. Mesmo nos Estados Unidos, que têm vítimas em muito mais quantidade, já se revela uma contenção da curva de vítimas, com grande quantidade dos estados normalizando seu funcionamento. Até mesmo em Nova York, a cidade que evidenciou o pior resultado, já há resultados positivos.

Enquanto que, no Brasil, todos os índices são negativos, até porque não há nenhuma medida para conter essa expansão. Se produz já um verdadeiro genocídio de brasileiros. Rapidamente o número de mortos chegou a 800, reproduziu essa quantia por alguns dias, até chegar a mil mortos e mais, por dia.

Nenhuma reação do presidente, nem do ministro da saúde. O presidente considera que só chegando ao massacre de 70% dos brasileiros com o vírus, se poderia gerar uma limitação, critério que nenhum outro país do mundo adota. Seria uma chacina ter mais de 100 milhões de brasileiros com o vírus, dos quais uma porcentagem de 5 ou 6% morreriam.

Por outro lado, o presidente insiste, contra todo parecer científico, em promover um medicamento que não apenas não tem produzido resultados positivos, como gera efeitos colaterais graves, entre eles, a taquicardia, como se esse procedimento fosse alternativa, para poder liberar o livre funcionamento da economia.

Os militares, por sua vez, assumem uma grave responsabilidade, que colocam as FFAA diante do desafio de mostrar que são capazes de dirigir um lugar tão estratégico hoje no governo. Nem na ditadura militar  as FFAA nomearam militares para ministro da saúde ou para algum posto dentro do ministério. Se se provarem capazes de encarar com sucesso esse desafio, os militares terão comprovado que podem seguir ocupando cargos no governo.

Mas, caso fracassem, os militares no ministério da saúde têm que se demitir, renunciando às responsabilidades que hoje assumem. Os outros milhares de militares no governo, igualmente, deveriam se demitir, depois de fracassarem no enfrentamento do problema mais importante não apenas do Brasil contemporâneo, mas de toda uma geração.

Deverão confessar sua incompetência e retornar aos quartéis, para se dedicarem à sua função constitucional – cuidar da soberania nacional. O país conta com grande quantidade de pessoal especializado em saúde pública, que podem ocupar o cargo de ministro da saúde – entre tantos outros, Drauzio Varela, Miguel Nicolelis, além dos ex-ministros de saúde dos governos do PT, todos eles extremamente capazes de, uma vez recebendo todos os recursos necessários e o poder, atuar como prioridade nacional. E o Brasil conta com grande quantidade de pessoal para ocupar os cargos fundamentais do ministério da saúde e demonstrar que o país é capaz de enfrentar os desafios da pandemia e superá-la de forma eficiente, diminuindo os sofrimentos que hoje abatem sobre o povo brasileiro, indefeso com esse governo.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Pacato Cidadão 25/05/2020

    Me impressiona o nível de nossos colunistas. Externando de forma juvenil seu desgosto por militares e pelo presidente eleito. Esse texto teria mais utilidade se fosse impresso.

  • 2
    image
    Alexandre 25/05/2020

    Quer dizer que a culpa agora e dos militares ? Que matéria mais idiota,vejo esse site uma bora parcela de jornalista militantes de esquerda ou simplesmente um bosta nágua.

  • 3
    image
    Edmilson 25/05/2020

    Lamentavel ou simplesmente ridiculo mais essa materia divulgada, atribuir uma pandemia ao um governo e a militares...a unica verdade existente no goverdo atual e que ele impôs a midia a maior derrota de todos os tempos...renovar, seguir em frente. Nao me lembro no mundo acadêmico de nenhuma disciplina ensinando a faser jornalismo com dinheiro publico. Informacao e impacialidade valores esquecidos por estes que se dizem jornalistas..nao e do governo a decadência e da midia.

  • 4
    image
    MARCOS 25/05/2020

    Propagar fake e algo típico de esquerda que faz questão de desinformar. Se não me falha a memória o Supremo decidiu que cabe aos Governadores e Prefeitos o combate direto ao Covid19. O Governo Federal já destinou bilhões de reais a governos Estaduais e Municipais que estão fazendo todos os tipos de falcatruas possíveis e inimagináveis. Vamos aguardar o final do mandato do PR para que o povo possa exercer novamente o seus direito de escolha.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook