Bolsonaro veta projeto sobre identidade de radialista
Na justificativa, o presidente da República argumenta que a proposição legislativa contraria o interesse público, pois a matéria não é de competência das entidades sindicais
O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou integralmente projeto de lei que dispõe sobre a identidade profissional de radialista. O motivo do veto foi a percepção de que o esforço do governo federal em padronizar a identificação dos cidadãos seria prejudicada.
O PLC 153/2017, de autoria do deputado federal André Moura (PSC-SE), garantia como prova de identidade em todo o território nacional a carteira de radialista emitida pelo sindicato da categoria.
O documento ainda teria a possibilidade de ser emitido pela federação devidamente credenciada e registrada no Ministério do Trabalho e Previdência, na hipótese de inexistência de sindicato.
Na mensagem que comunica o veto, o presidente da República alega que a proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade e contraria o interesse público, pois a matéria não é de competência das entidades sindicais.
O presidente afirma ainda que a medida vai de encontro ao esforço do governo federal em unificar o registro de identidade, com vistas a padronizar nacionalmente a identificação civil do cidadão.
"A emissão do documento, na forma da proposição em apreço, aumentaria os gastos e a burocracia para todos os segmentos da sociedade brasileira, porque todas as bases de dados e os procedimentos que necessitam da confirmação de identidade do cidadão precisariam se adequar, o que poderia gerar mais complexidade à situação documental e cadastral no país", explica.
Por Raíssa Portela, sob supervisão de Sheyla Assunção
Salário-educação deve seguir número de alunos matriculados, decide STF
O Plenário concluiu que a EC 53/2006 é categórica ao prever apenas esse critério para o repasse do benefício aos estados e municípios. Decisão vale a partir de 2024
Obras de recapeamento avançam com ações do projeto 'Tchau Poeira'
Município de Candeias do Jamari foi contemplado com mais de 12 km de recapeamento, beneficiando mais de 35 vias
AMT conclui sinalização em trecho da avenida Marechal Rondon
Pinturas de faixa se concentraram no entorno do Feirão do Produtor
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook