BPFRON comemora dois anos de atividades apresentando dados positivos de sua atuação na fronteira rondoniense
O chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre França, presidiu a solenidade
Em solenidade realizada no Teatro Guaporé, ontem, 7, em Porto Velho, o BPFRON – Batalhão de Fronteira e Divisas apresentou dados altamente positivos do trabalho realizado na fronteira rondoniense contra os descaminhos, roubos de veículos, apreensão de substância entorpecente entre outros crimes transfronteiriços. Na oportunidade fez a entrega de Diplomas e Medalhas, aos policiais militares e parceiros que contribuíram para o sucesso das atividades do Batalhão. O chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre França, presidiu a solenidade.
Aos operadores de fronteira da Polícia Militar o reconhecimento do comando da Corporação pelo trabalho que vêm desenvolvendo nestes dois anos de muitas atividades, observou o coronel PM Alexandre, explicando que “todas as vezes que ouvimos falar no Batalhão, sabemos que as ações são promissoras, bem planejadas e muito bem executadas obtendo grandes êxitos”. A capacitação é fundamental tendo em vista o local em que são executados o trabalho de Polícia. Saibam que o comandante-geral estará sempre pronto para dar continuidade a preparação do policial de fronteira para um resultado ainda mais positivo como vem ocorrendo.
A área de atuação - 1.342 km - do Batalhão na faixa de fronteira molhada é muito grande, mas reconheceu a vontade de cada integrante do Batalhão, em cumprir, e bem, o seu dever. Aos parceiros o coronel PM Alexandre agradeceu e disse que o ato é uma via de mão dupla: assim como eles nos dão apoio, damos apoio também”. É necessário que continuemos progredindo contra os que vivem à margem da lei. Uma fronteira muito grande para um pequeno efetivo, mas vemos a qualidade que tem os recursos humanos do Batalhão. Ele justificou ausências do comandante-geral e subcomandante-geral da corporação que estão cumprindo compromissos anteriormente agendados.
O comandante do Batalhão de Fronteira e Divisas, major PM Jairo Alves Carneiro fez um relato das ações do Batalhão em dois anos, apresentando a produtividade em ocorrências registradas no ano de 2021. De acordo com ele, foram apreendidos 212.868 maços de cigarros, 17.226 litros de combustível, 151 kg de drogas, 416 m³ de madeira, 32 armas de fogo, 49 veículos recuperados e 33 recuperados. Atua desde a foz do Rio Cabixi, no Rio Guaporé até o Rio Mamoré, desce pelo Rio Mamoré até o Rio Madeira e desce o Rio Madeira até a foz do Rio Abunã. Possui ainda divisa com o Estado do Amazonas ao norte, nordeste e noroeste, divisa com Estado do Acre ao noroeste e divisa com Mato Grosso ao sul e sudoeste.
O seu principal objetivo, disse ele, é coibir o cometimento dos crimes fronteiriços de tráfico de drogas, tráfico internacional de arma de fogo, munições e explosivos, contrabando, descaminho e pirataria, evasão de divisas, roubo e furto de veículos, rota de veículos de procedência ilícita, imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca, tráfico de pessoas, refúgio de criminosos e crime organizado. Tais crimes transfronteiriços refletem diretamente na capital Porto Velho que é a maior capital do país em extensão territorial com aproximadamente 34 mil km². Atuando ainda nas fronteiras Norte, Noroeste, Sul e Central.
Capacitação
Os policiais militares são capacitados no Estágio de Adaptação de Vivência na Selva, realizado pelo Exército Brasileiro e I Instrução de Nivelamento e Conhecimento realizada pelo BPFRON, Curso de Unidade Especializada de Fronteira, realizado pela Secretaria de Operações Integradas- por meio do Ministério da Justiça, Atendimento pré-hospitalar de Combate Protocolo MARC1, Estágio de Interagências de Operações Fluviais realizado no Batalhão de Polícia de Fronteira no Paraná, Curso de Arrais amador realizado pela Marinha do Brasil, Curso de Policiamento de Fronteira e de Patrulha de Interdição realizado pelo GEFRON no Estado do Mato Grosso, Curso de Especialização de Policiamento de Fronteira, realizado pelo DOF no Estado do Mato Grosso do Sul e realizando o Curso de Cinotecnia no 4º BPM realizado pela PMRO.
Operações
Atualmente o BPFRON vem atuando na Operação Hórus-Rondônia que faz parte do Projeto Vigia - Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras. O programa foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal e, visa combater o crime organizado, fortalecer ações integradas e de inteligência, blindando o país da entrada de ilícitos como: drogas, armas e contrabandos. O órgão responsável é a Secretaria de Operações integradas - SEOPI através do Plano de Operação Integrada, tendo a coordenação e execução das ações de policiamento de fronteira executadas pela PMRO, por meio do Coordenadoria de Planejamento Operacional (CPO) e BPFRON.
Participação
A operação em Rondônia conta com a participação da Gerência de Integração de Segurança e Fronteira (GISF), Gerência de Estratégia e Inteligência (GEI), Polícia Civil-RO e PMRO, através do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON). São empregados 30 (trinta) policiais por dia na Operação Hórus-RO, dividido pela CPO da seguinte forma: BPFRON, as Coordenadorias Regionais de Policiamento, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), BPCHOQUE com militares do Canil/PMRO.
Atuação
O Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON) vem atuando também na Operação Curarê em apoio ao Exército Brasileiro, Operação Ágata em apoio a Marinha do Brasil, Operação "Bom dia" Guajará-Mirim em apoio ao 6° Batalhão da Polícia Militar. Esteve participando nas duas grandes operações de reintegrações de posse: Operação Nova Mutum Paraná e Operação Égide, Operações Iara no Rio Guaporé e Rio Mamoré em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e ações integradas juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) onde visa o combate dos ilícitos ambientais transfronteiriços entre Brasil e Bolívia.
Homenagens
Aos policiais militares que foram transferidos para outras Unidades da Polícia Militar, Thiago Legal Guimarães e João Paulo Araújo Quadros, receberam uma lembrança do Comando do Batalhão. Os parceiros do Batalhão receberam o Diploma Amigo do BPFRON, instituído em 21 de novembro de 2020, com a finalidade de premiar, reconhecer e distinguir, periodicamente, personalidades e instituições, civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que, de alguma forma, contribuam ou contribuíram para o engrandecimento do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas BPFRON. Policiais militares receberam a Medalha Dedicação Policial Militar 1º decênio e Forte Príncipe da Beira.
Fotos: cabo PM Edixon Herrera
Fonte: DCOMS-PMRO
PMRO recaptura foragido da justiça na zona leste da capital
Com a devida autorização da moradora os militares entraram no apartamento localizando o indivíduo sentado na cama
É Divulgada a foto do suspeito de matar policial civil a pauladas, em RO
Crime foi na semana passada na zona rural de Ariquemes. Corpo de Carlos Alberto Nery, conhecido como Amazonas, foi achado na propriedade dele
Policia Civil realiza operação e prende ex-prefeito de Gov. Jorge Teixeira acusado da tentativa de homicídio contra o Radialista Hamilton Alves
Uma equipe do NOA (Núcleo de Operações Aéreas) também chegaram de helicóptero a Jaru para prestar apoio a operação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook