BR-364 interditada: Sem ônibus e sem estradas, escolas estão fechadas

Deputado pede providências do prefeito Hildon Chaves e da Seduc

Fonte: Ascom/Fotos: Carlos Caldeira
Publicada em 10 de abril de 2019 às 00:28
BR-364 interditada: Sem ônibus e sem estradas, escolas estão fechadas

BR-364, em Extrema de Rondônia, distrito de Porto Velho, continuou interditada na noite desta terça-feira

Em pronunciamento da abertura dos trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (9), o deputado Adelino Follador (DEM) chamou atenção das autoridades estaduais da educação e do prefeito municipal, Hildon Chaves, para o desespero da comunidade estudantil, dos pais e professores do Distrito de Nova Califórnia e região, cujas escolas estão todas fechadas.

O parlamentar disse que recebeu do pastor IIzaias Mendes, da Assembleia de Deus, um vídeo estarrecedor que descreve a situação na região. Segundo ele, a comunidade (pais de alunos) decidiu trancar os portões das escolas municipais e estaduais Maria Jacira e Bandeirantes, em Nova Califórnia, e todas as outras em Vista Alegre do Abunã e Extrema, em protesto contra a falta do transporte escolar e as péssimas condições de tráfego das estradas vicinais da região que atendem a esse sistema de transporte, muitas das quais já completamente interditadas, por falta de manutenção.

Segundo o que foi apurado, a comunidade decidiu fechar os portões das escolas desde dia 1º de abril, e só retomará as atividades, com aulas regulares, após a chegada do ônibus para transportar os estudantes, e também após a realização de um bom trabalho de recuperação e manutenção das estradas, já que sem elas não há como chegar às escolas.

BR-364 FECHADA

O pastor Iazaias disse ainda que autoridades da educação municipal, mesmo sem levar a solução dos problemas, tentaram participar esta semana de uma reunião em Nova Califórnia, mas retornaram da cidade de Extrema devido a um protesto da comunidade local que fechou a BR-364, para chamar atenção das autoridades para a gravidade dos problemas em toda a região de Ponta do Abunã.

Adelino Follador pediu ao prefeito Hildon Chaves medidas urgentes tanto em relação ao transporte escolar quanto à situação das estradas da região de Ponta do Abunã que, no geral, estão em estado de miséria, “um desrespeito à comunidade”, disse o deputado destacando que a gerência da educação municipal e sua operacionalização são de responsabilidade do gestor municipal, assim como a manutenção das condições da malha rodoviária municipal. “O gestor não pode fugir de suas responsabilidades, especial com a educação, sob pena de ser responsabilizado legalmente”, disse.

O deputado fez coro com o pastor Izaias Mendes, cobrando também a responsabilidade da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) que, mergulhada numa inércia sem precedente, emperra todo o sistema, tanto nos atos, na gerência dos programas, quanto na operacionalização das unidades de ensino, que sofrem com o desatino de alguns auxiliares da gestão.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook