Caminhada Esperança mobiliza Rondônia em ato histórico realese para a imprensa
O evento, marcado por organização, diversidade e clareza de propósito, deu o tom de uma nova fase na política rondoniense
Na noite da última sexta-feira, 30 de maio de 2025, na Quadra da sede social do Sindicato dos Servidores Federais - SINDSEF, em Porto Velho, um ato politico reuniu partidos progressistas, moimento sindical, movimentos sociais, personalidades políticas, sociais e culturais da cena rondoniense para o lançamento do Movimento Caminhada Esperança.
A diversidade da representatividade e a quantidade de participantes demonstraram que as forças progressistas mantêm o seu espaço político e base social cativos – e a agenda comum apresentada é um elemento aglutinador.
O evento, marcado por organização, diversidade e clareza de propósito, deu o tom de uma nova fase na política rondoniense: um basta ao discurso de ódio, à desinformação e ao abandono social defendido por aqueles que fazem a política da exclusão e da mentira. Baseado no Manifesto do movimento, o ato teve como pauta a defesa da democracia, da justiça social, da sustentabilidade e do direito de todos e todas a vida digna.
Unidade e Pluralidade
Com a presença de representantes dos oito partidos que compõem o Movimento – PT, PDT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, REDE e MDB – e falas marcantes dos senadores Acir Gurgacz (PDT) e Confúcio Moura (MDB), além da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), o ato expressou a pluralidade e a capacidade de diálogo das forças democráticas do estado.
Vozes do povo e movimentos sociais
Organizações como CUT, SINTERO, CUMPS e MAB também ocuparam a tribuna com discursos potentes, representando trabalhadores, educadores, comunidades atingidas por barragens e militantes das periferias. A leitura da Carta Aberta ao povo de Rondônia emocionou o público ao trazer as vozes de indígenas, jovens, mulheres negras, população LGBTQIA+ e crianças, simbolizando os segmentos que mais sofrem com o abandono do poder público.
Uma nova forma de fazer política
A Caminhada Esperança nasce como um movimento suprapartidário, não apenas como uma frente eleitoral, mas como um espaço permanente de formação, mobilização e combate às fake news. Tendo o uso das redes sociais como estratégia central no dialogo com a sociedade, o objetivo é fazer do movimento um centro irradiador de informação, formulação, participação e de luta popular. A escuta ativa e o estímulo ao protagonismo coletivo e individual serão priorazados pelo Movimento.
Próximos passos
Os próximos serão a realização de encontros regionais, nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, ampliando o alcance do movimento para todo o estado.
Movimento Caminhada Esperança nas Redes Sociais
No evento, foram lançadas as plataformas digitais do Movimento, que serão utilizadas para, entre outras coisas, combater fake news, divulger as agendas do coletivo, prospector sugestões, aceitar adesões e divulger as pautas de interesse de todos. São elas:
Instagram: @caminhadaesperanca
Facebook: facebook.com/caminhadaesperanca
#CaminhadaEsperança
Ezequiel Neiva será o relator da LDO na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa
Parlamentar preside a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Casa de Leis
Presidente da Alero reconhece atuação dos vereadores e do prefeito Affonso Cândido durante sessão solene em Ji-Paraná
12ª RRSI, uma das maiores feiras de agronegócio da região Norte, tem servido de palco para importantes debates e articulações políticas
Estande da Assembleia sedia sessão solene da Câmara de Ji-Paraná na Rondônia Rural Show
Evento legislativo foi realizado no Centro Tecnológico Vandeci Rack




Comentários
C os oito Partidos estão no poder e alegam falta d democracia, alguma coisa errada não está certa... Só a oposição saberá fazer a democracia? Hilário...
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook