Caminhões pipas são utilizados para irrigar solo e garantir o crescimento das mais de 30 mil mudas plantadas na avenida Santos Dumont
Quase 300 mil litros de água serão utilizados toda semana até chegar o período das chuvas
Cada caminhão pipa comporta 10 mil litros de água, totalizando 280 mil litros semanalmente
A Prefeitura de Porto Velho iniciou, no final da tarde de terça-feira (24), o trabalho de pós-plantio com objetivo de irrigar o solo, acompanhar e garantir o desenvolvimento das 30.875 mudas de árvores frutíferas e nativas que foram plantadas no dia anterior (Mega Plantio), às margens da av. Santos Dumont, na zona Norte da cidade.
“Isso significa o cuidado especial que essas plantas precisam ter para se desenvolver. Com caminhões pipas contratados e apoio das secretarias (Emdur e Semusb) nós vamos fazer a irrigação desta área. Por ela ser muito grande, nós precisamos de mais de um caminhão para realizar o trabalho com eficiência”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Robson Damasceno.
As pequenas plantas serão irrigadas duas vezes por dia, sempre às 6h e às 18h. Diariamente a Sema utilizará quatro caminhões pipas com 10 mil litros de água cada, totalizando 280 mil litros por semana para garantir que as mudas fiquem bem irrigadas, devido às mudanças climáticas que estão prolongando o período de estiagem na região Norte.
Mega Plantio aconteceu na segunda (23) com apoio de toda a sociedade
“Queremos também agradecer a toda diretoria da Federação do Comércio de Rondônia, que doou biofertilizantes para serem utilizados em cada mudinha plantada, para que elas possam ter saúde, vida e crescer com abundância”, acrescentou Robson Damasceno.
ACOMPANHAMENTO
O secretário adiantou que haverá um acompanhamento diário de toda área onde aconteceu o Mega Plantio, trabalho este que será realizado por uma equipe de dez pessoas sob a orientação do coordenador de regularização ambiental da Sema, Roberval Zúniga.
MAIS PLANTIO
Robson Damasceno disse, ainda, que a Prefeitura vai continuar com o programa de doação de mudas, com previsão de 50 mil plantas até o final de dezembro deste ano e mais 100 mil mudas até março do ano que vem. Elas serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas e também para o plantio urbano em calçadas. Além disso, a meta é realizar vários outros plantios até o final da gestão do prefeito Hildon Chaves.
Sine Municipal tem novas vagas de emprego disponíveis
São mais de 50 vagas disponíveis nesta semana
Prefeitura promove reunião sobre interligação das avenidas Mamoré e Eng. Anysio da Rocha Compasso
Participaram moradores da região e representantes do poder público
Singeperon participa de Audiência Pública para discutir transposição de funcionários públicos e PEC 47
Caso seja aprovada na Câmara dos Deputados, essa medida beneficiará inúmeros servidores que aguardam há muitos anos o reconhecimento de seus direitos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook