Campanhas educativas realizadas pelo Detran-RO são intensificadas no final do ano
As ações educativas neste final de ano são intensificadas, com campanhas que visam reduzir a ocorrência de sinistros e salvar vidas
A intensificação das campanhas educativas no final do ano ocorre devido ao aumento de sinistros neste período
No trânsito, um segundo de desatenção pode ser fatal. Para reduzir a ocorrência de sinistros e salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensificou as ações educativas neste final de ano. O trabalho, desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), tem acontecido em todo o estado. O planejamento da Escola Pública de Trânsito inclui quatro campanhas: “Calma, Vai de Boa!”, “Álcool x Direção”, “Respeite o Meu Espaço” e “Sua Vida Vale Mais”, com objetivos específicos a serem atingidos, todas trabalhando para proporcionar a segurança viária.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que o trabalho dos educadores do Detran-RO é fundamental para prevenir acidentes, e afirma que os investimentos para esse objetivo seja atingido não deixarão de acontecer.
O diretor da EPTran, Welton Roney, explicou que a intensificação das atividades no final do ano ocorre devido ao aumento de sinistros neste período. “Estamos realizando ações praticamente todos os dias, justamente para alertar os condutores sobre a importância de reduzir a velocidade, evitar mistura de álcool e direção, além de conscientizar a população de uma maneira geral.”
Campanhas intensificadas neste final de ano, e realizadas ao longo de 2024:
CALMA, VAI DE BOA!
A ação, realizada pelos educadores do Detran-RO, tem o objetivo de alertar os condutores sobre a importância de dirigir dentro da velocidade permitida. Utilizando-se de câmeras OCR, capazes de identificar possíveis restrições no veículo, a exemplo da restrição de roubo ou furto, os agentes abordam motoristas que desobedecem a regra estabelecida, orientando sobre a importância de obedecer à legislação de trânsito.
ÁLCOOL X DIREÇÃO
Durante as atividades, os condutores assistem a um vídeo que demonstra a gravidade de misturar álcool e direção
A campanha visa conscientizar os condutores sobre a importância de não misturar bebidas alcoólicas com direção. Nesta ação, todos os presentes no veículo assistem a um vídeo com um enredo que mostra os impactos dessa combinação perigosa. Além disso, recebem folders e o teste do bafômetro descartável.
RESPEITE O MEU ESPAÇO
A campanha é dedicada ao público mais vulnerável no trânsito. Nesta ação, os educadores orientam pedestres e ciclistas sobre a importância de trafegar, cada um, no local estabelecido. Os condutores de veículos automotores também são orientados a respeitar todos os envolvidos no trânsito, a fim de proporcionar segurança.
SUA VIDA VALE MAIS
O trabalho dos educadores na campanha “Sua Vida Vale Mais” consiste em abordagens aos condutores em semáforos e realização de blitz educativa. Durante a atividade, os abordados recebem orientações para dirigir com prudência, sem uso de celular, dentro da velocidade, entre outras recomendações.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destaca que as ações educativas são promovidas para reduzir sinistros e salvar vidas. “Esse trabalho educativo continuará ativo, pois a missão do Departamento é promover o bem para todos os envolvidos no trânsito”.
Atenção, Rondônia! Ministério da Saúde convoca a população para o Dia D de mobilização contra a dengue
Ação nacional acontece neste sábado (14), com a participação de estados, municípios e sociedade civil. Ministério da Saúde ampliou recursos para o controle da doença em 50%, totalizando R$ 1,5 bilhão
Governo de RO é destaque nacional com projeto inovador e de impacto na melhoria do sistema prisional
O Projeto desenvolvido pela Politec conquistou o 2º lugar na edição 2024 do Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública, promovido pelo Consórcio Brasil Central (BrC)
Vigilância Municipal apreende equipamentos proibidos em centros de bronzeamento na capital
Ação conjunta com o Procon e a Polícia Civil interdita máquinas proibidas de bronzeamento artificial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook