Câncer de próstata: saiba mais sobre a doença que Quinho do Salgueiro enfrentava desde 2022

Especialista do CEJAM reforça a importância de os homens adotarem hábitos de cuidado com a saúde para um diagnóstico precoce

Assessoria/CEJAM/Foto: Reprodução, TV Globo
Publicada em 10 de janeiro de 2024 às 10:22
Câncer de próstata: saiba mais sobre a doença que Quinho do Salgueiro enfrentava desde 2022

A morte de Quinho do Salgueiro, considerado uma das maiores vozes do Carnaval carioca, abalou o país nos últimos dias. O intérprete, que tinha 66 anos, faleceu em decorrência de insuficiência respiratória, mas enfrentava, desde 2022, o diagnóstico de câncer de próstata, classificado como o segundo mais comum nos homens brasileiros.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados 72 mil novos casos da doença no Brasil a cada ano do triênio 2023-2025. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o câncer que Quinho sofria já é considerado a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas no país.

"O câncer de próstata é um dos mais frequente em homens, principalmente após os 50 anos, correspondendo a aproximadamente 29% de todos os cânceres diagnosticados. No total, estima-se que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com esse câncer durante a vida", destaca o Dr. Rodolfo Bandeira, urologista do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim".

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga que envolve a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Para diagnóstico do tumor, além do exame de PSA, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata no sangue, é necessário a realização do famoso "exame de toque", que muitos homens temem.

"Existe a crença que, de alguma forma, o exame de toque pode ferir a masculinidade, mas o fato é que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Esse sentimento muitas vezes é até inconsciente, mas precisa ser trabalhado. Este é um exame como qualquer outro e deve fazer parte da rotina de cuidados do homem", ressalta o médico.

Dr. Rodolfo afirma ainda que a próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo masculino, o que muitas vezes confunde os homens e colabora para a falta de interesse em buscar apoio especializado nesse sentido.

Sintomas como dificuldade para urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e a necessidade de urinar mais frequentemente podem indicar alterações no organismo. Geralmente, esse tipo de câncer cresce e se desenvolve de forma lenta e, em alguns casos, pode nem sequer apresentar sinais. Portanto, é de extrema importância que os homens estejam cientes e procurem ajuda médica ao menor sinal de preocupação.

"A mudança de paradigmas é o alicerce para a construção de uma cultura preventiva na população masculina. Os homens devem ser incentivados a realizar exames regulares, adotar um estilo de vida saudável e buscar ajuda médica sempre que necessário. É crucial que trabalhemos para que eles compreendam desde cedo que não há problema em admitir vulnerabilidades. A educação, a conscientização e o apoio social desempenham um papel fundamental na busca por essa transformação, não apenas na saúde", reitera o urologista.

Somada às visitas regulares aos consultórios, hábitos como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros podem desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde. Essas medidas preventivas não apenas reduzem o risco de câncer, mas também contribuem para uma melhor qualidade de vida de forma geral.

Sobre o CEJAM   

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu e Itapevi.    

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

No ano de 2024, a organização lança a campanha "366 Novos Dias de Cuidado, Amor e Esperança: Transformando Vidas e Construindo um Futuro Sustentável", reforçando seu compromisso com o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook