Capda 76 aprova credenciamentos de institutos de Rondônia, Roraima e Amapá
Durante a última reunião do ano, realizada nesta quinta-feira (12), foram credenciados o Campus Ji-Paraná (Jipa/Ifro), o Campus Laranjal do Jari (Jari/Ifap) e a unidade Boa Vista do Conecthus Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas (Conecthus-RR)
Na avaliação da nova coordenadora do Comitê, Cristiane Vianna Rauen, do MDIC, que conduziu a reunião, credenciamento de institutos localizados fora de Manaus simboliza um importante avanço na descentralização de recursos e na ampliação do alcance da inovação para diversas localidades da nossa região (Fotos: colaboração de Ester Carvalho)
OComitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), por videoconferência, a sua 76ª reunião ordinária. Durante o encontro, os comitentes aprovaram o credenciamento de três institutos para a execução de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Rondônia, Roraima e Amapá.
A quarta e última reunião ordinária do ano foi conduzida pela nova coordenadora do Comitê, Cristiane Vianna Rauen, diretora do Departamento de Transformação Digital, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A reunião também contou com a participação do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, que atuou como secretário-executivo do Comitê. “O credenciamento de institutos localizados fora de Manaus simboliza um importante avanço na descentralização de recursos e na ampliação do alcance da inovação para diversas localidades da nossa região”, explicou.
Três novos credenciamentos foram aprovados durante a reunião. As instituições habilitadas são: Campus Ji-Paraná do Instituto Federal de Rondônia (Jipa/Ifro); Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Jari/Ifap) e Unidade Boa Vista do Conecthus Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas (Conecthus-RR).
O credenciamento no Capda atesta que as instituições cumprem os requisitos técnicos e legais para conduzir projetos de PD&I. Dessa forma, as entidades estão aptas a receber recursos de empresas que necessitam investir em inovação para usufruir de benefícios fiscais previstos na Lei de Informática da Amazônia (Lei nº 8.387/1991).
Durante a reunião, também foram comunicadas o ajuste do CNPJ da unidade Manaus do Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam-AM), a pedido do próprio instituto e a atualização da razão social do instituto Venturus Centro de Inovação Tecnológica (Venturus-AM), anteriormente denominado Instituto Triad System (ITRIAD). A mudança foi solicitada pela própria instituição e aprovada com base em parecer técnico da Suframa.
Outro destaque da reunião foi a apresentação do Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITSAM) sobre os resultados e impactos de sua coordenação à frente do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PP4.0) no período de 2020 a 2024. Em seguida, a Secretaria Executiva do Capda apresentou a Avaliação de Desempenho do PP4.0, com base no Manual do Relatório de Resultados. O objetivo foi analisar o impacto e a eficiência do programa, que visa a modernizar o setor industrial na região amazônica.
Após debate, o Comitê decidiu pela realização de uma reunião extraordinária, agendada para o dia 6 de fevereiro de 2025, para deliberar sobre a prorrogação do Acordo de Cooperação Técnica nº 05/2018/SUFRAMA, que pode renovar a coordenação do CITSAM no PP4.0.
Evento em Rondônia impulsiona auditorias na saúde pública
Promovido pelo Serviço Nacional de Auditoria do SUS no estado, encontro discutiu alinhamento estratégico e o aprimoramento do Sistema Nacional de Auditoria (SNA)
Oficinas territoriais do Plano Nacional de Cultura encerram ciclo de debates nos estados da Bahia e Rondônia
Encontros finais consolidam a participação social na construção das diretrizes culturais do Brasil para a próxima década
Renovação de compromisso pela defesa dos cidadãos marca posse de Alexandre Corbacho e Andréa Damacena como Procuradores de Justiça do MPRO
Os empossandos assumiram formalmente o cargo, em rito de investidura conduzido pelo secretário do Colégio, Procurador de Justiça Valdemir de Jesus Vieira
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook