Capital realiza 1ª caminhada sobre apraxia de fala na infância
Evento busca ampliar o debate sobre o transtorno e fortalecer o apoio às famílias atípicas no município
Iniciativa visa conscientizar a população sobre a Apraxia de Fala na Infância
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semias), realizará, no próximo dia 16 de maio, às 17h, no Espaço Alternativo, a 1ª Caminhada de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI). A ação é organizada pelo Departamento de Inclusão, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano da Semias, em parceria com a Héstia Fonoaudiologia e Saúde.
A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a Apraxia de Fala na Infância, um distúrbio neurológico que compromete a capacidade da criança de planejar e coordenar os movimentos necessários para a fala. A condição pode impactar diretamente a comunicação, o desenvolvimento social e o aprendizado infantil, tornando fundamental o diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado.
“Além da caminhada, a mobilização pretende chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão, do respeito às pessoas com deficiência e neurodivergências e do fortalecimento das políticas públicas voltadas às famílias atípicas”, observou a diretora de Inclusão, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano da Semias, Lidiane Silva.
A programação também marca o Dia Municipal da Apraxia de Fala na Infância, celebrado em 14 de maio, instituído pela Lei Municipal nº 3.249/2025. A legislação reforça a necessidade de ações educativas, informativas e de conscientização sobre o tema em Porto Velho.
“O nosso objetivo é dar visibilidade a um tema que ainda é pouco conhecido pela sociedade, mas que impacta diretamente a vida de muitas famílias. A caminhada representa um momento de conscientização, acolhimento e fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas neurodivergentes e às famílias atípicas”, destacou o secretário municipal de Inclusão e Assistência Social, Paulo Afonso.
De acordo com Lidiane Silva, a caminhada será aberta ao público e deve reunir famílias, profissionais da saúde, educadores, instituições parceiras e apoiadores da causa. “A expectativa é ampliar o debate sobre a apraxia de fala, combater preconceitos e promover mais acolhimento às crianças diagnosticadas com o transtorno”.
“O cuidado com as famílias atípicas e a promoção da inclusão são prioridades da nossa gestão. Precisamos ampliar o diálogo, combater preconceitos e garantir que as pessoas neurodivergentes tenham cada vez mais acesso a acolhimento, respeito e políticas públicas eficientes”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
A secretária adjunta da Semias, Tércia Marília, destacou que iniciativas como essa fortalecem a construção de uma cidade mais acessível, humana e inclusiva, garantindo visibilidade às pessoas neurodivergentes e ampliando o acesso à informação para toda a população.
Rondônia é o 4º estado que mais evoluiu em segurança pública
O titular da Sesdec, Hélio Pachá destacou que o avanço de Rondônia é resultado do trabalho integrado das forças de segurança aliado ao planejamento estratégico
Sema faz ação de poda na Avenida Rio Madeira
Trabalho integrado entre os órgãos municipais promoveu melhorias na segurança, mobilidade e conservação ambiental
Boi gordo hoje: confira cotações para esta quarta-feira (13)
A carcaça suína especial apresenta redução de 0,57% no preço, sendo negociada a R$ 8,71




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook