CBC firma parceria com instituições para restauração ecológica em unidades de conservação
Acordo de cooperação prevê planos de trabalho, ações educacionais e capacitações
Foto: Fernando Tatagiba/ Acervo CBC
OCentro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC) firmou um Acordo de Cooperação com as instituições Mater Natura e Tikré Brasil para desenvolver ações relacionadas à restauração ecológica em unidades de conservação federais. As duas instituições foram escolhidas por meio de um edital.
As ações serão disponibilizadas nos seguintes eixos: planejamento, geração de informação, educação ambiental e geração de alternativas de trabalho e renda; divulgação; formação e capacitação e sistematização de informações.
Dentre as atividades previstas estão a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica e elaboração de um plano de trabalho para executar e monitorar as atividades de restauração em Unidades de Conservação, como também capacitações para formar novos restauradores.
“A complexa situação fundiária nas UCs é um dos desafios para a restauração ecológica, bem como as normativas e fluxos administrativos nos processos de restauração”, diz a analista ambiental do CBC e uma das responsáveis pelo projeto, Desireé da Silva. “Neste sentido, o CBC está se esforçando para construir Portarias de restauração e material didático para a restauração”, complementa.
O que é restauração ecológica?
Restauração ecológica é o processo de auxiliar o restabelecimento de um ecossistema após uma perturbação ou degradação. Esta definição é estabelecida pela Society for Ecological Restoration (SER), reconhecida pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e incorporada nas políticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O termo restauração ecológica é abrangente e engloba outros conceitos, tais como: recuperação; restauração; reabilitação; recomposição; e reflorestamento. Uma estimativa realizada pelo ICMBio em 2022 calculou que mais de um milhão de hectares dentro de unidades de conservação federais precisam ser restaurados.
Primeiro sítio arqueológico descoberto na Serra da Capivara completa 50 anos
Na Toca do Paraguaio, arqueólogos encontraram dois indivíduos datados de nove mil anos. A descoberta contribuiu para a criação do Parque
Governo Federal realiza ação integrada para repatriação de Micos-leões-dourados e Araras-azuis-de-lear apreendidos no Suriname
Animais apreendidos são nativos da fauna brasileira; resgate conta com veterinários e especialistas do ICMBio e Ibama e policiais federais
Nascem três filhotes de arara-azul-de-lear no Boqueirão da Onça
Espécie era considerada funcionalmente extinta na região
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook