CCJ aprova proposta que torna o crime de estupro imprescritível
Atualmente, o tempo de prescrição varia de acordo com a pena, que é diferente em cada caso
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, quanto à admissibilidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 353/17, que torna o crime de estupro imprescritível. O texto, já aprovado pelo Senado, é de autoria do ex-senador Jorge Viana (AC).
Atualmente, o tempo de prescrição varia de acordo com a pena, que é diferente em cada caso. Para estupro de vulnerável, a contagem só começa após a vítima fazer 18 anos. A Constituição já prevê a imprescritibilidade do crime de racismo.
O relator, deputado Léo Moraes (PODE-RO), apresentou parecer favorável. Ele também recomendou a aprovação de duas propostas que tramitam em conjunto com a do Senado (PECs 320/17 e 342/17). Ambas preveem a imprescritibilidade do crime de estupro.
“Esse é o crime mais bárbaro que pode ser cometido. Isso é um alento, um resgate da punição do estuprador, esse crime tão pernicioso que faz tão mal para a nossa sociedade brasileira”, disse Moraes antes da votação.
Além da imprescritibilidade, a proposta do Senado determina que o crime de estupro será inafiançável e sujeito à pena de reclusão.
Tramitação
A PEC 353/17 e as duas apensadas serão analisadas agora em uma comissão especial, a ser criada. É nessa fase que o mérito é debatido, inclusive em audiências públicas, e votado. O texto aprovado será analisado posteriormente no Plenário da Câmara.
Brasil tem 48% da população sem coleta de esgoto, diz Instituto Trata Brasil
Mais de 1,5 milhão de piscinas olímpicas de esgoto foram lançadas ao meio ambiente no Brasil em 2019
TSE confirma cassação dos diplomas de prefeito e vice de Tianguá (CE)
Corte determinou ainda a realização de novas eleições no município, no dia 27 de outubro
Plenário decide que cabe direito de resposta a ofensas veiculadas a partir de carro de som
Manifestação da Corte ocorreu na análise de recurso apresentado pelo prefeito de Caculé (BA)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook