China autoriza 21 frigoríficos brasileiros para exportação de carne
Os chineses são os maiores parceiros comerciais do agronegócio brasileiro
O Ministério da Agricultura recebeu comunicado da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) confirmando o credenciamento e autorização para mais 21 frigoríficos brasileiros exportarem carne para o país asiático.
Dos novos estabelecimentos autorizados, cinco são de Rondônia, localizados nos municípios de Chupimguaia, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e dois em Rolim de Moura.
Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que auxiliou nas tratativas técnicas, políticas e diplomáticas entre os dois países, a abertura desse mercado para a carne rondoniense é resultado do trabalho de pecuaristas, da Idaron, da Seagri e do Fefa, que juntos conquistaram o status livre de aftosa sem vacinação para o rebanho bovino do Estado.
O senador também destacou que essa conquista é também resultado do trabalho dos frigoríficos, que atuam dentro das mais modernas normas técnicas e sanitárias, assegurando a qualidade da carne rondoniense, do chamado "boi verde” - criado no pasto e no sistema de semi-confinamento.
"É uma notícia boa para nossas pecuaristas e frigoríficos, mas também para toda economia regional, pois vai gerar mais emprego e renda para muita gente”, salienta Gurgacz.
As negociações para essa ampliação do mercado da carne foram conduzidas pelo Ministério da Agricultura, pelo Ministério das Relações Exteriores, pela Embaixada do Brasil na China, e também pela Comissão de Agricultura do Senado, da qual o senador Acir Gurgacz é presidente.
Para inclusão dos frigoríficos rondonienses entre os exportadores, o senador cobrou mais agilidade do Ministério da Agricultura no cadastramento das plantas de Rondônia e também atuou junto à Embaixada da China no sentido de facilitar o trabalho burocrático, técnico e diplomático.
Os chineses são os maiores parceiros comerciais do agronegócio brasileiro.
"Com a conquista do selo livre de aftosa sem vacinação para Rondônia iniciamos um trabalho junto ao governo brasileiro e a embaixada chinesa para incluir os frigoríficos rondonienses entre os exportadores para o mercado asiático. É uma grande conquista para o nosso Estado e para todo o Brasil”, ressalta o senador rondoniense.
Com medo da pressão bolsonarista, Léo Moraes diz que votará a favor do voto impresso
Grupo de bolsonaristas tem “visitado” os parlamentares em casa para forçá-los a votarem na principal pauta de Bolsonaro, mas alguns, como Nazif, resistem, enquanto outros, como Léo Moraes, cedem à pressão dos bolsominions
CPI ouve empresário que vendeu 1.105% a mais de ivermectina durante pandemia
A Vitamedic foi alvo de um requerimento de informações aprovado em junho pela comissão
Portal do TSE oferece serviço on-line e gratuito para tirar o título eleitoral
Fique por dentro sobre as formas de regularizar situação para votar nas próximas eleições
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook