Cidade segura: Governo do Estado deflagra operação 'Fio Desencapado'
A operação "Fio Desencapado" tem como foco a redução dos crimes de furto de fios elétricos e hidrômetros de fornecimento de água
A operação “Fio Desencapado” tem como foco, a redução dos crimes de furto de fios elétricos e hidrômetros de fornecimento de água
O governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, em parceria com a prefeitura de Porto Velho, iniciou mais uma operação do programa Cidade Segura. A operação “Fio Desencapado” tem como foco, a redução dos crimes de furto de fios elétricos e hidrômetros de fornecimento de água, realizando a fiscalização nos pontos de comercialização de sucatas e ferros-velhos. A ação é coordenada pelo Comando Regional de Policiamento I, e tem participação dos Batalhões Especializados da Polícia Militar e secretarias municipais. Os estabelecimentos fiscalizados já foram denunciados pela população anteriormente.
Os furtos de fios elétricos e hidrômetros de água trazem prejuízos financeiros para a população, e também aos cofres públicos, além de representarem riscos à segurança pública, uma vez que esse tipo de crime pode deixar a fiação exposta, podendo causar acidentes elétricos e também resultar na falta de água para a comunidade.
De acordo com o comandante Regional de Policiamento I, coronel PM Robinson Brancalhão da Silva , essa operação é multi-agência e conta com dezessete equipes de polícia, fiscalizando lugares específicos para localizar materiais furtados, apreendendo e prendendo os envolvidos. “A prefeitura e suas respectivas secretarias, empresas privadas, participam desta operação, já que o comércio desses materiais se torna cada vez mais atrativo. O preço do cobre está custando mais de $55,00 reais o quilo, e acaba fomentando um mercado ilícito”, disse ele.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a atuação das operações tem como objetivo reduzir os crimes de furto, agindo de forma ostensiva e rápida, fortalecendo a fiscalização e combate as ações criminosas para proteger à população.
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital destacou que a população pode colaborar denunciando práticas suspeitas, e informando sobre a venda de materiais que possam ser provenientes de furtos. “A cooperação entre diferentes setores, fortalecem as operações de fiscalização e facilitam a identificação de práticas ilegais”, afirmou.
Prefeito Hildon Chaves acompanha ministro do STJ em visita ao complexo da Madeira-Mamoré
Ministro demonstrou satisfação em saber que em breve o local será reaberto ao público
TRT-14 (RO/AC) suspende audiências em todo o Estado do Acre
A decisão é devido a situação de emergência por conta da inundação do Rio Acre e igarapés
Águas de Rolim vai investir cerca de R$ 83 milhões nos próximos 5 anos
Para a universalização do sistema de esgoto no município, o investimento é estimado em R$ 115 milhões de reais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook