Cirone Deiró cobra da Sedam medidas para implantar proposta de recuperação das nascentes e mata ciliares
Parlamentar ressaltou que matas ciliares asseguram o fornecimento de água no campo
Celebrada anualmente, em 22 de março, o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas-ONU, tem o propósito de chamar a atenção sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para marcar a data, o deputado Cirone Deiró (PODE), autor da proposta que prevê a recuperação das matas ciliares e das nascentes nas propriedades rurais dos municípios rondonienses, enviou documento ao governo do Rondônia cobrando as medidas que serão adotadas para colocar a proposta de sua autoria em prática.
De acordo com o parlamentar, é imperativo que sejam adotadas medidas imediatas para preservar e recuperar as nascentes nas propriedades rurais. Segundo ele, em muitas dessas propriedades a escassez da água já compromete a capacidade produtiva das mais variadas atividades agrícolas. “O processo de colonização e ocupação do solo foi feito sem a devida orientação técnica. Essa realidade justifica a necessidade de o governo adotar medidas que possam reverter os danos causados nas áreas das nascentes que existiam nas propriedades, e que ainda tem possibilidade de recuperação”, alertou.
Para o deputado Cirone Deiró, a potencialidade produtiva da agricultura rondoniense exige uma política governamental de preservação, proteção e recuperação das nascentes. O parlamentar afirmou que a recuperação das nascentes está vinculada a recuperação das matas ciliares que protegem essas nascentes. “O processo de desmatamento realizado durante as décadas de 70 e 80 não considerou a preservação das matas próximas as nascentes, realidade que fragilizou as nascentes ao longo dos anos e sua capacidade de produção de água foi reduzindo, até se esgotar totalmente”, afirmou.
Deiró citou o exemplo bem sucedido da prefeitura de Cacoal que implantou o Projeto Renascer das Águas, um programa de Recuperação de Nascentes, inovador, reconhecido e premiado nacionalmente.” Esse projeto ganhou relevância, na época, em que fui vice-prefeito de Cacoal, quando identificamos nessa ação uma iniciativa que poderia resolver o problema de dezenas de agricultores que já sofriam as consequências com a escassez de água em suas propriedades”, relatou.
Segundo o deputado, sem água não há que se falar em agricultura, e sem agricultura não há que se falar no alimento que chega as nossas mesas. Ele lembra que água é essencial a vida e a todas as atividades relacionadas a existência humana. “A preservação da água e toda forma de proteção desse recurso essencial à vida é um pacto com as futuras gerações. A partir, da recuperação das nascentes, em Cacoal, muitos agricultores passaram a irrigar sua plantação aumentando significativamente a produtividade, além de garantir a disponibilidade de água para os afazeres domésticos e também para atender as necessidades dos animais”, concluiu.
Presidente Alex Redano destina R$ 600 mil para recuperação de estradas na região de Jacinópolis
População do distrito, em Nova Mamoré, enfrenta dificuldades com as más condições das estradas
Deputada Cassia visita Hospital de Base para fiscalizar denúncias de falta de alimentação de pacientes e funcionário
Parlamentar ouviu os relatos de funcionários, pacientes e familiares que os acompanham
Follador pede que estado aplique decisão do Confaz e prorrogue convênios do ICMS
Ele explicou que 228 convênios do ICMS foram autorizados ou prorrogados para incentivar as empresas durante a pandemia da covid-19
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook