Cirurgia cardíaca volta a ser realizada em Rondônia, procedimento estava suspenso desde agosto de 2018
Os procedimentos são considerados de alta complexidade e estavam suspensos, deixando pacientes esperando na fila desde agosto de 2018, por falta de materiais cirúrgicos.
Paciente foi operado na segunda-feira de carnaval
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) retomou, durante o feriado de carnaval, a realização de cirurgias cardiovasculares no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho. Os procedimentos são considerados de alta complexidade e estavam suspensos, deixando pacientes esperando na fila desde agosto de 2018, por falta de materiais cirúrgicos.
As cirurgias foram retomadas em plena terça-feira de carnaval, graças a uma força-tarefa da gestão da Sesau, que se dedicou na compra e entrega dos materiais e também dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos que se empenharam na execução da cirurgia, informa o secretário estadual de Saúde Fernando Máximo. Ele acompanhou de perto a primeira cirurgia, na qual o paciente recebeu três pontes de safena durante o feriado.
De acordo com o secretário, há uma fila de espera de 15 pacientes internados no HB e no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e que trata-se de procedimentos de alto risco, com várias horas de duração, que requerem uma retaguarda de vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos primeiros dias de recuperação pós operatória e que serão feitos três ainda esta semana.
AGILIDADE EM PROCEDIMENTOS
Outras filas de Cirurgia vão começar a ser combatidas pelo governo de Rondônia, tendo em vista que tem pacientes esperando há três anos para serem submetidos a alguns procedimentos cirúrgicos e isto necessita de uma atenção toda especial, relata Fernando Máximo.
As cirurgias de alta complexidade serão realizadas no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia. As cirurgias menos complexas serão realizadas em algumas cidades polos localizadas em pontos estratégicos do Estado, de acordo com as capacidades instaladas de cada município.
Prefeitura realiza oficina sobre redes sociais para idosos
A oficina foi ministrada por técnicos do DPPJ e contou com 30 participantes, que tiveram noções básicas do que é e como funcionam as redes sociais, que, hoje, é um dos mais importantes meios de comunicação entre as pessoas, os chamados internautas.
Prefeitura reforça monitoramento de ruas e avenidas em áreas alagadas
Três pontos da avenida Rogério Weber foram interditados nesta quinta-feira, 7
Promotoria de Ariquemes também realiza audiência sobre ação para revogação de aumento de energia e divulga abaixo-assinado
Durante o evento, os presentes puderam se manifestar a respeito da iniciativa, tendo sido acertado, ao final, a definição de novos pontos de assinatura, além da Promotoria de Justiça de Ariquemes.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook