Começam as comemorações dos 28 anos do 5º Batalhão da Polícia Militar em Porto Velho

O evento aconteceu na praça Skate Park, com a presença da Banda Combo da PM e o helicóptero do NOA – Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança do Estado

Polícia Militar de Rondônia
Publicada em 13 de outubro de 2021 às 17:18
Começam as comemorações dos 28 anos do 5º Batalhão da Polícia Militar em Porto Velho

“Estamos iniciando a semana de aniversário de 28 anos do 5º BPM, Batalhão Belmont, O Guardião da Leste, com eventos voltados aos nossos policiais, familiares e ao nosso público externo, que é a comunidade das zonas Norte e Leste e dos municípios de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste”, disse hoje, o major PM Emanoel Lourenço, Comandante do 5º Batalhão, na abertura das atividades festivas dos 28 anos de instalação da Unidade Militar. O evento aconteceu na praça Skate Park, com a presença da Banda Combo da PM e o helicóptero do NOA – Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança do Estado.

Esta semana, de acordo com o major PM Lourenço, acontecerão competições esportivas internas – como torneio de futebol e outros esportes, o projeto social Criança Feliz Belmont que atenderá mais de mil crianças, com distribuição de brinquedos, lanches, serviços de corte de cabelos, aplicação de flúor e um dia de recreação com diversas brincadeiras. Será realizada a solenidade de entrega de medalhas e homenagens aos policiais, além de amigos e colaboradores do Batalhão Belmont. No final acontece a tradicional confraternização com a integração e descontração com a tropa e familiares.

5 bpm lourenço ft

Estiveram presentes policiais militares da Rádio Patrulha, da Força Tática, Grupamento Tático Motorizado e do Pelotão de Polícia Comunitária. No dia 21 de novembro está programada, como último evento comemorativo ao aniversário do Batalhão, que é a 1ª corrida Belmont. Terá largada na sede do Batalhão com os percursos de 6 e 12 km. As inscrições já estão abertas, na sede do Batalhão Belmont na Avenida Guaporé com Amazonas. Inscrevam-se!

Inicio

5 bpm jessicaO 5º BPM foi criado no ano de 1993, com sede na Rua da Beira, 6881, no Bairro Lagoa. O Batalhão Belmont teve como primeiro comandante o Major PM Wagner Wilson Moreira Borges. Em 1996, o cabo Caracará e o Tenente Ênedy desenvolveram o Brasão e o lema do Batalhão. O Guardião da Leste é responsável pelo policiamento nas cidades de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Distrito de Triunfo, além da Zona Leste e Norte da capital. O 5º BPM atende uma área composta por 22 bairros e diuturnamente desempenha com comprometimento, dedicação e vigor, a missão de servir e proteger os cidadãos rondonienses.

Sede

Cabo PM Jessica falou sobre as atividades do 5º BPM

Em 2020, o Batalhão Belmont conquistou um marco que esperava desde a sua criação: a sede própria situada na Av. Amazonas, 5717, Bairro Cuniã, em Porto Velho (RO), e atualmente vem sendo comandando pelo major PM Emanoel Lourenço do Nascimento. Sua área de atuação dentro da capital é compreendida na área limítrofe da Avenida Guaporé em sentido Leste até a BR-364 e a partir do Bairro Novo em sentido Oeste até o Setor Industrial, próximo ao Anel Viário, além de compreender os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e o distrito de Triunfo, com o policiamento escalonado em três Companhias.

A 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo está destacada em Candeias do Jamari desde o ano de 2018, com área de atuação nos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Distrito de Triunfo, atuando com diversos tipos de policiamento entre eles: Radiopatrulha, Patrulhamento Rural, Comercial, Trânsito e Escolar, com um efetivo de 81 policiais (sendo lotados 47 em Candeias do Jamari, 18 em Itapuã do Oeste e 16 no distrito de Triunfo). O atual comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Almeida, comandou o Batalhão Belmont por duas oportunidades.

5 bpm noa

Fonte: Jornalista Lenilson Guedes

Fotos: Arquivo

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook