Comissão aprova inclusão de policiais no atendimento prioritário do Minha Casa, Minha Vida
Deputado Capitão Alberto Neto: "É mais um facilitador para que o policial consiga adquirir o seu primeiro imóvel e saia de uma situação de vulnerabilidade"
Os policiais civis e militares poderão ser incluídos entre os beneficiários prioritários do programa Minha Casa, Minha Vida. Proposta do deputado Amaro Neto (PRB-ES) está em análise na Câmara e já foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (PL 2460/19).
Relator na Comissão de Segurança, o deputado Capitão Alberto Neto (PRB-AM) defendeu a proposta:
"Nós precisamos valorizar a categoria do policial, que tanto tem sofrido muitos anos no Brasil. Morre mais de um policial por dia nessa nação. E por muito tempo, ele foi abandonado. Policiais estavam morando, principalmente os policiais militares, que têm uma renda menor, estavam morando em lugares dominados pelo tráfico, correndo risco de vida. E ele ter essa facilidade de comprar o seu imóvel pelo programa é mais um facilitador para que o policial consiga adquirir o seu primeiro imóvel e saia de uma situação de vulnerabilidade em que muitos se encontram hoje."
O projeto altera a lei (Lei 11.977/09) que instituiu o programa. Atualmente o Minha Casa, Minha Vida prioriza as famílias que moram em áreas de risco; as desabrigadas; as com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e as famílias onde há pessoas com deficiência.
Dificuldades
O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, André Gutierrez, relata situações que dificultam a compra do imóvel pelos profissionais da segurança:
"Temos algumas regiões que o próprio salário dificulta, o comprometimento do salário com as despesas do dia a dia. Então, aquela situação de ter os 30% liberados para pagar a prestação do imóvel acaba onerando o policial de uma maneira que, ou ele paga bem o financiamento do seu imóvel, ou ele paga bem as despesas do dia a dia. Lógico que temos exceções no Brasil, estados que pagam melhor, e que isso pode ser equilibrado."
O projeto de lei que prioriza policiais civis e militares como beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Plenário deve concluir votação do projeto que obriga presos a ressarcirem o Estado
Ao tornar obrigatório o ressarcimento, o projeto inclui a opção do uso de recursos próprios
Relator do projeto da LDO prevê reajuste salarial para servidor civil em 2020
Cacá Leão promoveu alterações em relação ao projeto original enviado pelo Executivo
Maia: aprovação da reforma será uma vitória do Parlamento, não do governo
“O governo não conseguiu uma maioria parlamentar e, pela primeira vez, o Parlamento tem construído as soluções econômicas do País”, afirmou
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook