Comissão aprova projeto que garante a aluno autista o direito a material didático complementar
Conforme o parecer do relator, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), o projeto foi aprovado sem alterações
Deputado Weliton Prado, relator do projeto
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 83/25, que garante à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) o direito a material didático complementar que atenda às suas necessidades de aprendizagem no ensino regular. O texto altera a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.
O autor do projeto, deputado Giovani Cherini (PL-RS), lembra que a lei já garante às pessoas com TEA a inclusão nas classes comuns de ensino regular e o direito a acompanhante especializado, em caso de comprovada necessidade.
“Essa presença, porém, nem sempre é efetivamente assegurada em todas as redes de ensino, e as especificidades dos processos de aprendizagem dessas pessoas podem requerer existência de material didático apropriado”, sustenta.
Conforme o parecer do relator, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), o projeto foi aprovado sem alterações. “A proposta busca não apenas reafirmar o direito à presença do acompanhante, mas também assegurar que o material didático utilizado seja apropriado para atender às especificidades de aprendizagem desses alunos”, disse.
Próximos passos
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada por deputados e senadores.
Projeto de Mosquini que facilita retirada de invasores de terra avança na Câmara
Lúcio Mosquini, que tem forte atuação em defesa do agronegócio e da segurança jurídica no campo, ressalta que a iniciativa visa proteger quem produz e respeita a lei
Câmara aprova projeto que altera regras de licenciamento ambiental
Texto será enviado à sanção presidencial
Senado aprova em primeiro turno nova regra para precatórios
Mundança está prevista em PEC, que já passou pela Câmara e ainda será votada em segundo turno no Senado




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook