Comissão aprova proposta que assegura paridade entre advogadas e advogados em cargos diretivos na OAB
A proposta, que altera o Estatuto da Advocacia, também assegura a paridade na composição das chapas que disputam eleições internas no órgão
Fabio Trad especificou na proposta que a paridade deveria ser entre homens e mulheres
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que assegura a paridade entre advogados e advogadas na diretoria e na composição do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como do Conselho Seccional, das Caixas de Assistência e do Conselho da Subseção.
A proposta, que altera o Estatuto da Advocacia, também assegura a paridade na composição das chapas que disputam eleições internas no órgão.
O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Fábio Trad (PSD-MS), ao Projeto de Lei 4164/20, apresentado pelas deputadas Margarete Coelho (PP-PI) e Soraya Santos (PL-RJ).
No substitutivo, o relator acatou emendas do deputado Diego Garcia (Pode-PR) para substituir a expressão “igualdade de gênero” por “paridade entre advogadas e advogados” no texto. Em outros trechos do texto, a expressão "gênero" é substituída por "sexo". Para Trad, são "as expressões que melhor designam o objetivo da política pública afirmativa de dar igualdade de condições às mulheres em órgãos e instituições com poder de decisão".
O parlamentar destaca que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em dezembro de 2020, estabeleceu a paridade entre homens e mulheres nos órgãos diretivos da OAB e nas chapas que se inscrevem para as eleições na instituição.
"Todavia, esse provimento interno à instituição não esgota a questão normativa, pois essa não dispensa a modificação do Estatuto da Ordem dos Advogados, pela qual se faz lei o direito das mulheres à representação igualitária nos órgãos da instituição", disse Trad.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Constituição e Justiça e de Cidadania.
Funcionários do Facebook não conseguem entrar no prédio da empresa porque crachá não funciona
Segundo repórter de tecnologia do The New York Times, funcionários estão com dificuldades para entrar nos prédios da empresa para tentar resolver a queda da plataforma
Fakeadas: PGR denuncia deputado bolsonarista por forjar a própria tentativa de homicídio
A PGR afirma que Loester Trutis buscou obter fama nas redes sociais após o auto-atentado
IPC-Jus: sete tribunais obtiveram 100% de eficiência no 1º grau
O Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus) do ramo estadual, por exemplo, em 2020, foi de 81% no 1º grau e de 75% no 2º grau
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook