Comissão Europeia multa a Nike em 12,5 milhões de euros
Pena foi imposta porque empresa impunha cláusulas de restrição.
A Comissão Europeia multou em 12,5 milhões de euros a Nike por proibir clubes e federações de futebol, como Barcelona, Manchester United, Juventus, Inter de Milão, Roma e a Federação Francesa de Futebol, de comercializar seus produtos fora dos respectivos países. A comissão concluiu que há 13 anos a Nike aplicava as práticas ilegais.
A lista de produtos é diversificada: canecas, malas, lençóis, papel de carta, brinquedos. Todos têm um ou mais logotipos ou imagens protegidos por direitos de propriedade intelectual (DPIs), como marcas comerciais ou direitos autorais.
“A Nike impediu que muitos de seus licenciados vendessem esses produtos em um país diferente. A decisão de hoje garante que os envolvidos, asism como os consumidores, possam aproveitar ao máximo um dos principais benefícios do mercado único: a capacidade de comprar em toda a Europa”, disse a comissária Margrethe Vestager, encarregada da política de competição.
Comisão Europeia condena a Nike em mais de 12 milhões de euros - REUTERS/Lucy Nicholson/Direitos reservados - Reuters/Lucy Nicholson/Direitos Reservados
De acordo com a Comissão Europeia, o principal negócio da Nike é o design e a venda de calçados esportivos e vestuário, inclusive para clubes e federações de futebol, que geralmente apresentam marcas registradas.
Em junho de 2017, a comissão abriu uma investigação antitruste sobre certas práticas de licenciamento e distribuição da Nike para avaliar se ela restringia ilegalmente os comerciantes de vender mercadorias licenciadas transfronteiriças e on-line dentro do Mercado Único da UE. A investigação concluiu que os acordos de distribuição e licenciamento não exclusivos da Nike violavam as regras de concorrência da UE.
Professores da Escola Raul Brasil, em Suzano, retornam às atividades
De acordo com a secretaria, diversas instituições se colocaram à disposição para dar continuidade aos trabalhos na escola, tanto no âmbito pedagógico quanto no suporte psicológico de alunos e funcionários.
Conselheiros tutelares são atualizados quanto a procedimentos administrativos
Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.
MP apura intoxicação por agrotóxico em área próxima à região residencial em Vilhena
A medida tem por base notícia de fato, visando apurar o dano à saúde da coletividade pelo suposto uso de agrotóxico nas lavouras localizadas nas proximidades dos bairros.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook