Como escrever um curriculum espetacular: 5 conselhos que te garantirão um trabalho

É sua chance de causar uma boa impressão em futuros empregadores e mostrar a eles exatamente por que eles devem contratá-lo

Redação
Publicada em 09 de setembro de 2022 às 08:20
Como escrever um curriculum espetacular: 5 conselhos que te garantirão um trabalho

Um currículo é o documento mais importante que você já escreveu. É sua chance de causar uma boa impressão em futuros empregadores e mostrar a eles exatamente por que eles devem contratá-lo. Dito isto, pode ser difícil encontrar algo que se destaque de todos aqueles outros currículos que flutuam no ciberespaço - especialmente se você nunca escreveu um antes! Mas não se preocupe: nós temos algumas dicas para escrever currículos de assassinos que lhe garantirão uma entrevista de emprego. Então, vamos mergulhar!

Seção: Personalize seu currículo de acordo com a descrição do trabalho

Estudar a descrição das funções.

Conseguir que seu currículo corresponda à descrição do cargo.

Não use palavras que não correspondam à descrição do trabalho.

Não utilize um currículo genérico para cada emprego para o qual você se candidata, mas sim um tipo de currículo que contemple sua experiência e competência profissional em todos os aspectos, incluindo linguagem e expressões pessoais diferentes dos requisitos exigidos pelos candidatos a esse cargo naquele local da empresa (por exemplo: no Brasil falamos português brasileiro; nos Estados Unidos falamos inglês americano).

Nós temos certeza de que você vai encontrar uma boa oportunidade de trabalhar com isso! Mas é importante ficar atento nas dicas, que você encontra também AQUI.

Seção: Comece seu Currículo com um Resumo Resumido

Seção: Comece seu Currículo com um Resumo Resumido

Comece seu currículo com um resumo de seus pontos fortes e fracos. É importante que você fale sobre sua vida e experiência profissional para mostrar a empresa que você é perfeito para cada função. Em primeiro lugar, você pode começar com alguma informação básica sobre sua educação e experiência profissional.

Até agora, nós tivemos apenas uma breve visão geral de todas as áreas onde o conteúdo do currículo se concentra no próximo passo da elaboração do documento – o perfurante soar da música “The Final Countdown” terminou quando ele nos conduziu através dessa parte final do processo: A escolha do tipo de portfólio que precisa ser produzido é uma questão crucial para entender qualquer outro processo que será encontrado no futuro!

Seção: Os pontos são a chave e medem o sucesso

Seção: Os pontos são a chave e medem o sucesso

Define o problema antes de começar uma solução.

Importância de estabelecer metas antes de começar.

Não se preocupe com quais são os objetivos de outras pessoas.

Seja ambicioso, mas permaneça realista! Estabeleça metas tangíveis que você poderia atingir em 3-6 meses.* Exemplos de metas tangíveis que você poderia atingir em 3-6 meses.*

Seção: Peça a alguém que reveja seu currículo e ofereça sugestões

Se você quiser ter uma idéia melhor do que torna um currículo bem-sucedido, peça a outra pessoa para ler o mesmo. Não é vergonha nenhuma pedir a um velho amigo, membro da família ou colega um retorno sobre seus currículos atuais; eles provavelmente ficarão felizes em lhe dar algumas dicas úteis.

Pergunte a eles: "O que eu preciso melhorar?" Ou tente algo mais simples: "Há alguma coisa que possa ser melhorada?". Você pode até tentar perguntar-lhes se há algo em particular em seu currículo que os incomoda (como erros de digitação). Isto ajudará a avaliar quão bem redigido e organizado seu documento está do ponto de vista de quem está de fora - e pode até mesmo levar diretamente à redação de novas seções, se necessário!

Seção: Otimize seu Currículo para Sistemas de Rastreamento de Aplicações (ATS)

Seção: Otimize seu Currículo para Sistemas de Rastreamento de Aplicações (ATS)

Os sistemas ATS são utilizados pelos empregadores para filtrar candidatos não qualificados. Eles usam palavras-chave para combinar seu currículo com anúncios de emprego e assim ajudar a encontrar potenciais candidatos que podem ser capazes de realizar um trabalho efetivo. Você pode usar ferramentas como o Planificador de Palavras-Chave do Google para encontrar palavras chaves relevantes e fazer um bom trabalho no geral, mas você também precisa ter cuidado com sua expressão enquanto está escrevendo sobre você mesmo!

Use estas cinco dicas para tornar seu currículo o mais forte possível.

Utilize estas cinco dicas para tornar seu currículo o mais forte possível.

Confiar que seu currículo seja fácil de ler.

Utilizar uma boa fonte e tamanho.

Certifique-se de que seu currículo está livre de erros; este é um dos pontos mais importantes de um bom curriculum vitae! Se você não sabe como confeccionar um, use sites como o Careerealism ou o LinkedIn para ajudá-lo a construir apenas alguns pontos do que você gosta e especialização em algum assunto específico. Confira aqui por exemplo sobre como escrever um boa resume em inglês:

Esperamos que estas dicas o ajudem a criar um currículo de assassino que o faça ser contratado. Boa sorte!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook