Como incentivar meu filho a escovar os dentes?

Como incentivar meu filho a escovar os dentes?

Da redação
Publicada em 21 de julho de 2021 às 11:38
Como incentivar meu filho a escovar os dentes?

Ensinar as crianças a criarem o hábito de escovar os dentes demanda muita criatividade e paciência, e, embora não seja uma tarefa fácil, é fundamental persistir até que elas aprendam.

Diferentemente do que muitos pensam, os dentes de leite também precisam de cuidados, visto que desempenham a mesma função dos permanentes, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil. Por isso, é necessário investir em itens de higiene bucal próprios para os pequenos.

A partir dos dois anos de idade, são criados os costumes que vão permanecer por toda a vida e a escovação é um deles. Portanto, não permita que o choro ou a birra te derrotem. Usando as táticas certas, em breve a higiene bucal será um motivo de festa em frente ao espelho.

5 dicas para fazer seu filho escovar os dentes

Confira algumas dicas infalíveis que farão com que seu filho peça para escovar os dentes.

1. Seja um exemplo

O exemplo dos pais é o fator de estímulo mais importante para os filhos em todas as áreas da vida, inclusive nos cuidados com a saúde bucal, visto que as crianças aprendem mais profundamente por meio das atitudes.

Logo, é bem mais fácil que seu filho entenda a importância da escovação ao observar você escovando os dentes, passando fio dental e higienizando a língua todos os dias após as refeições. Portanto, não hesite em envolvê-lo nesse processo.

2. Escove os dentes do brinquedo

O brinquedo favorito do seu filho pode ajudar bastante na hora da escovação. Você pode transformar esse hábito em uma brincadeira, combinando com a criança que irá escovar os dentes dela e depois ela irá fazer o mesmo com o brinquedo.

Você pode dizer que os dentes do brinquedo estão bem limpinhos e que agora é a vez da criança limpar os dentinhos dela. Certamente ela ficará bastante animada com a “tarefa”’.

Outra dica que funciona muito bem é o reconhecimento. Portanto, não se esqueça de elogiar o "trabalho" do seu filho e parabenizá-lo após a escovação.

3. Crie um ambiente seguro e adequado

Coloque-se no lugar do seu filho: se normalmente ele já acha o ato de escovar os dentes chato, imagine se ainda for algo complicado? Com base nisso, avalie a necessidade de ajustar o ambiente para facilitar o processo.

Um banquinho bem firme e seguro para a criança ficar na altura da pia ou até mesmo um copo de água para ajudar no bochecho são algumas mudanças simples e eficazes para esse momento.

Desta forma, o cômodo possibilita “autonomia” para que o pequeno não dependa de você o tempo todo para realizar a escovação.

4. Faça uso de recursos digitais

As diferentes mídias digitais podem desempenhar um papel muito eficiente na educação das crianças, tendo sido bastante utilizadas nas escolas nos últimos tempos. Então por que não recorrer a elas quando o assunto é ensinar os filhos a escovar os dentes?

Na internet, há diversos vídeos desenvolvidos por profissionais da área e empresas de produtos de higiene oral. Além disso, você também pode procurar por aplicativos voltados para a saúde bucal dos pequenos.

5. Explique para o seu filho a importância da escovação

As crianças são muito inteligentes e sempre querem saber das coisas. Por esse motivo, entender por que devem escovar os dentes é importante para elas, uma vez que cumprir tal obrigação precisa fazer sentido.

A execução fica mais fácil quando os pequenos entendem que só a escovação diária pode evitar gengivite, mau hálito, cáries, entre outros problemas. Para explicar isso procure manter a calma e ser sempre transparente, evitando brigas e incompreensões.

Vale ressaltar que a imposição sem fundamento torna qualquer tarefa desgastante tanto para os pais quanto para os filhos. Lembre-se que as crianças não nascem sabendo escovar os dentes adequadamente e por isso, precisam de alguém para ensiná-las com calma, amor e carinho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook