Como melhorar a qualidade do ar em casa?

Medidas simples, e até decorativas, melhoram o ar do ambiente doméstico e ajudam a promover a saúde de sua família

Da redação
Publicada em 25 de maio de 2021 às 11:56
Como melhorar a qualidade do ar em casa?

A qualidade do ar, como sabemos, é um importante fator para a manutenção da saúde e isso é facilmente percebido. Quando estamos em um ambiente mais arborizado, como um parque ou um sítio, sentimos a diferença em todo nosso corpo com apenas alguns minutos de exposição ao ar puro do ambiente.

O que pouca gente se dá conta, entretanto, é que a qualidade do ar de nossa casa deve ser igualmente observada. Algumas medidas simples podem nos ajudar a mantê-la em bom estado, desde a manutenção do ar-condicionado split até a simples limpeza diária da casa.

No Brasil, o verão úmido de altas temperaturas exige alguns cuidados especiais, já que essas são as condições climáticas mais propícias à proliferação de fungos. É importante observar se existem pontos do lar onde há formação de mofo para que se apliquem as medidas necessárias. Mas, de maneira geral, cuidar do ar e da água na rotina é uma tarefa descomplicada.

Abra as janelas

A nossa primeira dica é bastante simples, mas comumente negligenciada, especialmente por quem mora em cidades grandes ou durante os meses mais frios. A verdade é que abrir as janelas melhora a qualidade do ar de forma efetiva, o que ocorre por meio da circulação de ar e da ventilação dos ambientes.

Quem mantém as janelas fechadas durante a maior parte do tempo, devido à temperatura, ao barulho externo ou à poluição, pode buscar alternativas de horários nos quais esses fatores não sejam tão presentes. É essencial que as janelas de sua casa sejam mantidas abertas por, pelo menos, duas horas todos os dias.

Manutenção do ar-condicionado em dia

Aparelhos de ar-condicionado, além de resfriar os ambientes, também têm a função de filtrar e condicionar o ar do espaço em que estão instalados. Por essa razão, investir no item vai ajudar a melhorar a qualidade do ar de sua casa. Um ponto para se atentar, porém, é no que diz respeito a sua manutenção.

Os filtros do ar devem ser trocados de acordo com a regularidade indicada para que ele seja de fato benéfico para a sua saúde e a de sua família. Por isso, atente-se às datas de troca e condições de funcionamento do aparelho.

Não se esqueça de aspirar estofados e carpetes

Colchões, sofás, poltronas, tapetes e carpetes são objetos com texturas que deixam nossa casa mais confortável e são especialmente apreciados no inverno, estação que se aproxima.

 Eles, contudo, exigem alguns cuidados especiais porque facilitam o acúmulo de poeira e micro-organismos. Por essa razão, objetos estofados e carpetes devem ser aspirados com regularidade. A higienização ajuda a garantir que o ar de sua casa esteja sempre limpo.

Limpe a casa diariamente

A limpeza doméstica de rotina é essencial e influencia diretamente no ar que respiramos dentro de casa. Por meio dela, deve-se retirar o pó e limpar sujeiras maiores. Assim, evitamos que micro-organismos se desenvolvam nas superfícies dos móveis, das paredes, do teto e do piso.

Não fume em ambientes internos

O cigarro, como sabemos, tem diversos malefícios para a saúde de quem fuma, mas ele não é prejudicial apenas ao fumante. Sua fumaça, extremamente tóxica, é um poderoso poluente do ar e é exatamente por isso que é proibido fumar em locais fechados em boa parte do país.

Se você ou algum membro de sua família fuma, é interessante que se chegue a um consenso para que ninguém fume dentro de casa.

Invista em plantas que filtram o ar

Ter plantas no ambiente interno de nossa casa ou apartamento traz um pouco mais de natureza para o nosso lar. Além de contribuírem com a decoração dos espaços, algumas espécies específicas podem filtrar o ar, retirando substâncias nocivas.

 A Gérbera e o Lírio-da-paz, por exemplo, têm a capacidade de tirar de circulação o benzeno, o tricloroetileno e o formaldeído, todas substâncias tóxicas à saúde humana.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook