Como saber se uma companhia aérea é de confiança?

Na internet, é possível encontrar vários sites que disponibilizam informações sobre os rankings de segurança das companhias aéreas e sobre ocorrências ou acidentes

Redação
Publicada em 26 de setembro de 2022 às 15:57
Como saber se uma companhia aérea é de confiança?

Para fazer uma viagem com segurança, é necessário saber escolher uma companhia aérea confiável, como a United, certo? Afinal, é por meio dela que você vai fazer todo o procedimento de embarque, além de comprar as suas passagens para realizar o tão esperado momento de viajar.

Mas como saber se a companhia é de confiança? Acompanhe a leitura e confira!

Verifique as avaliações de sites

Na internet, é possível encontrar vários sites que disponibilizam informações sobre os rankings de segurança das companhias aéreas e sobre ocorrências ou acidentes. O JacDec é um exemplo; a empresa divulga uma classificação em sua página anualmente.

A União Europeia é mais uma bela fonte, visto que ela elabora uma lista de empresas aéreas que são banidas do bloco, o que acaba sendo uma referência interessante para todos. É importante ressaltar que, além da lista de empresas banidas, a UE também menciona companhias cuja operação no território do bloco é restrita ou sujeita a diversas condições.

Por fim, há também o National Transportation Safety Board (NTSB), dos Estados Unidos. Para criar seu ranking, esse usa dados de todas ocorrências, fatais ou não, com a aviação em todo o globo.

Pesquise sobre a qualidade dos aviões

A qualidade dos aviões é um ponto crucial para definir a confiabilidade da companhia aérea, concorda? Voar com qualidade assegura que nossa experiência seja tranquila, além de trazer uma garantia de segurança para cada passageiro. Seja através de uma passagem para Recife ou para o exterior, por exemplo.

Portanto, olhe quais são os aviões usados normalmente e procure saber se há um investimento em aeronaves novas. Isso significa a segurança do seu voo, até porque nós desejamos curtir o caminho e não passar por grandes preocupações.

Por meio do site da ANAC, dá para pesquisar os tipos de aviões utilizados pelas companhias aéreas. A plataforma possui um Programa de Avaliação Dimensional.

Cheque a pontualidade da companhia aérea

Pontualidade também é um indicativo de confiança. Confira se a empresa aérea costuma ser pontual ou se apresenta muitos atrasos e cancelamentos. Esse já é meio caminho andado para que você possa encontrar companhias de qualidade.

A ANAC obriga as empresas  brasileiras ou estrangeiras, que operam no país, a divulgar estatísticas de atrasos e cancelamentos de voos.

Veja o ranking da AirlineRatings

O site AirlineRatings analisa e lista, todos os anos, as empresas aéreas mais seguras para viajar. Em 2022 foram avaliadas aproximadamente 400 opções e nas posições 16 e 17 ficaram a Air France e a British Airways, respectivamente.

Para elaborar o ranking, são considerados acidentes, incidentes graves, a idade da frota da companhia aérea, associações de aviação e órgãos governamentais, e auditorias de governos.

Comentários

  • 1
    image
    Maria José dos Santos 07/06/2023

    Muito bom.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook