Como substituir o uso do carro no dia a dia
A substituição do carro no cotidiano pode ajudar a controlar as contas, auxiliar na proteção do meio ambiente e também melhorar a saúde
O uso do carro no cotidiano gera uma grande despesa para os motoristas. Apesar de confortável, o gasto com combustível tem se tornado um problema frequente, com oscilações no preço imprevisíveis que comprometem o orçamento. Além disso, o uso mais frequente causa maior desgaste ao veículo, aumentando a necessidade de manutenção como revisões, troca de óleo e pneus, entre outros.
Atualmente, a maioria das cidades enfrenta um grave problema de mobilidade urbana, com trânsito e congestionamento em suas principais vias, o que causa estresse e cansaço para todos. Soma-se, ainda, a emissão de CO2 que impacta negativamente o meio ambiente, tendo relação com as alterações climáticas e os fenômenos extremos cada vez mais frequentes.
Para contribuir com a natureza e economizar nos gastos, é importante utilizar o carro de maneira mais inteligente, somente quando for realmente necessário. Por isso, confira as principais alternativas para substituí-lo no dia a dia.
Ônibus
O ônibus é o principal transporte público utilizado em nosso país, cobrindo a maior parte do território. Frequentemente, as cidades possuem corredores exclusivos para sua circulação, deixando as rotas mais rápidas e não sendo afetadas pelo trânsito nos horários de pico.
Os gastos com passagens são menores do que com combustível e a manutenção de um automóvel. Além disso, com menos carros na via, menor emissão de gases poluentes, e melhor para o meio ambiente.
Metrô ou trem
Os metrôs ou trens são um tipo de transporte público mais presente nos grandes centros urbanos, responsáveis por cobrir uma grande área, interligando bairros e outras cidades à região central. Esse modal independe das vias urbanas, não sendo afetados por problemas como trânsito ou má qualidade das ruas e avenidas.
Na maioria dos casos, é muito mais vantajoso se informar sobre as estações mais próximas de casa e do trabalho ou faculdade e caminhar alguns minutos até ela. É uma alternativa que contribui para diminuição dos gastos, impacta menos o meio ambiente e até pode melhorar a própria saúde do corpo, através das caminhadas leves do trajeto.
A pé
É muito comum hoje em dia as pessoas utilizarem o carro para distâncias curtas, de poucos quilômetros. Entretanto, isso não é recomendado, pois causa gastos desnecessários de combustível e, de pouco em pouco, isso pode acabar pesando no orçamento mensal sem percebermos.
Ao caminhar para o local onde trabalha, estuda, faz academia ou até para buscar algum item na padaria ou no supermercado mais próximo, você vai estar contribuindo não somente para o meio ambiente, mas também para o próprio bem-estar, se movimentando mais e enfrentando o sedentarismo.
Bicicleta
A bicicleta é uma ótima opção para substituir o carro no cotidiano. A prática de exercícios físicos regulares garante uma melhoria na saúde e bem-estar, física e mental. O uso da bicicleta trabalha vários grupos musculares, garantindo benefícios para o corpo todo, como aumento da resistência, definição dos músculos e controle do peso, e a atividade libera substâncias como a endorfina, aumentando a sensação de bem-estar e felicidade.
Ao utilizar a bicicleta, o usuário também não passa pelo estresse do trânsito e os custos com sua manutenção são muito menores que o de um carro. Ainda, a emissão de gases poluentes é zero, auxiliando a proteger o meio ambiente.
Outras alternativas
No mercado atual, existem várias alternativas como os patinetes ou hoverboards elétricos. Eles são ideais para quem não deseja realizar um esforço físico grande, como o da bicicleta, garantindo que a pessoa chegue ao local de trabalho sem estar cansado e suado. Dessa forma, não há a necessidade de trocar de roupas ao chegar, o usuário carrega menos peso e possui um desgaste menor.
Uso de câmeras corporais pela Polícia Militar avança no Brasil
Equipamentos são usados em mais de 40 países e passaram a fazer parte da rotina das forças de segurança brasileiras nos últimos anos; em 11 estados as câmeras já são usadas por policiais militares
Quinta-feira (5) com alerta para onda de calor em Rondônia
A temperatura pode variar entre 20ºC e 43ºC
STF suspende redução de valores pagos a procuradores do Estado de Rondônia
Para ministro Flávio Dino, redução de parte dos valores de honorários devidos aos procuradores invadiu competência legislativa da União
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook