Conab prevê produção recorde de café de 3 milhões de sacas na safra de 2023

O resultado é o melhor desempenho obtido desde o início da série histórica de levantamentos realizados pela Conab

Assessoria/CONAB/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Publicada em 27 de setembro de 2023 às 14:49
Conab prevê produção recorde de café de 3 milhões de sacas na safra de 2023

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou este mês o terceiro levantamento da safra de café em 2023. Em relação ao estado de Rondônia, o órgão prevê uma produção total de 3 milhões de sacas beneficiadas de 60 quilos do produto. A estimativa representa um acréscimo de 8,6% em comparação com 2022. O resultado é o melhor desempenho obtido desde o início da série histórica de levantamentos realizados pela Conab.

A área total com café é 66,4 mil hectares (6,7% menor que a de 2022), sendo que 5,8 mil hectares estão em formação e 60,6 mil hectares estão em produção e correspondem a um decréscimo de 6,9% e 6,7%, respectivamente, em relação à safra anterior.

A redução da área em formação, apesar dos registros de novos cultivos em áreas de pastagens, deve-se predominantemente às alterações que passaram a ocorrer com a diminuição do espaçamento entre as linhas, à substituição de clones cujo ciclo de produção já se esgotou e a novos clones mais produtivos e resistentes à seca, doenças e pragas.

Já a redução das áreas em produção ocorreu devido a substituições das lavouras plantadas com café de sementes por áreas menores e plantios mais adensados com café clonal de alta produtividade. E também em razão da aplicação de bons pacotes tecnológicos.

O estudo apontou ainda um extraordinário aumento na produtividade média, que atingiu 50,2 sacas/ha, representando um aumento de 16,4% em relação à safra passada. Isso foi potencializado por fatores como: clima, entrada de novas áreas em produção e melhor manejo da cultura.

As operações de colheita em todo o estado estão recém-concluídas, inclusive fazendo uso, pela primeira vez, de maquinário que torna as operações integralmente mecanizadas. No estado ainda predomina a colheita manual, mas já é possível notar um incremento no número de propriedades que estão terceirizando esse serviço, por meio da contratação de máquinas recolhedoras.

Clique aqui para acessar o Boletim completo do 3° Levantamento da Safra de Café.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook