Conclusão do Hospital Regional de Guajará Mirim não tem Ordem de Serviço

Representante da Unops disse que o documento foi uma autorização

Texto: Waldir Costa I Secom ALE/RO Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO
Publicada em 25 de outubro de 2023 às 11:41
Conclusão do Hospital Regional de Guajará Mirim não tem Ordem de Serviço

Prazo para conclusão das obras foi prorrogado para dezembro de 2025.

Reunião das mais concorridas na manhã desta terça-feira (24), na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Dra Taíssa (PSC). Convocado pela comissão, participou via online, o representante do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), Rafael Esposel, gerente de projetos, que teve dificuldades para responder aos questionamentos dos deputados.  

A Unops tem com o governo do estado, via Secretaria da Saúde (Sesau), um Acordo de Cooperação Técnica para concluir o Hospital Regional de Guajará Mirim, obra iniciada na década de 90. O acordo prevê ainda a elaboração de projetos para o Cemetron e para nova Maternidade Estadual, além de fiscalizar e controlar os trabalhos. “Estamos no último trimestre de 2023 e nada foi feito”, disse a deputada Taíssa.  

Apesar de as obras não serem iniciadas, nem os projetos concluídos, o governo do estado, via Sesau, já liberou para a Unops mais de R$ 43 milhões no ano de 2020. Questionado pelo deputado Delegado Camargo (Republicanos), sobre os juros dos recursos, que foram repassados à Unops, Esposel disse que estão rendendo juros e os valores atualizados, e estão à disposição do Estado, caso a parceria seja rescindida.  

O prazo para conclusão das obras e projetos seria em dezembro de 2024, mas já foi prorrogado para dezembro de 2025, sem que as obras tenham iniciado. Há dias o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil) anunciou em órgãos de comunicação e redes sociais, que teria assinado a Ordem de Serviço (OS) para conclusão do HR de Guajará-Mirim.  Segundo Esposel, não foi OS, mas sim uma autorização para contratação da empresa vencedora da licitação, onde foram convidadas 42 empresas e somente duas demonstraram interesse apresentando propostas.   

As obras de conclusão do HR de Guajará Mirim, segundo Rafael Esposel, serão iniciadas no dia 2 de novembro e com prazo de conclusão para dez meses.  

Os deputados aprovaram requerimentos, solicitando informações e cópias com um prazo de duas horas, após o recebimento dos documentos, sobre todos os contratos da Unops com o governo do estado, sob pena de responsabilização. Inclusive com os custos em separados dos projetos e construções.  

O deputado Luizinho Goebel (PSC) disse que em passado recente solicitou os mesmos documentos, inclusive cópias dos contratos para a Unops, mas que não foi atendido.

Delegado Camargo lamentou que a Unops não tenha um portal no Brasil, tem somente no exterior, e que não são publicadas suas ações, mesmo “administrando” recursos financeiros públicos, como no caso dos projetos e construção de obras em Rondônia.  

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook