Conferência de Saúde mental vai debater demandas da sociedade
Durante o evento também serão escolhidos delegados para a conferência estadual
Conferência será acompanhada por vários segmentos da saúde públicaA 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho, que acontece nos dias 11 e 12 deste mês, no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping, abordará temas como a garantia de atendimento da atenção psicossocial no SUS, respeito aos direitos humanos, cuidados com a população de rua e enfrentamento à violência e morte de pessoas LGBTI+. O evento também vai escolher delegados para a conferência estadual.
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a conferência será acompanhada por representantes de vários segmentos, inclusive por famílias atendidas pelos serviços de saúde mental. Para estas, é importante conhecer e opinar sobre as políticas de saúde voltadas para o setor.
PROPOSTAS
Outras pré-conferências já aconteceram nos distritos de Jacy-Paraná, São Carlos e Calama, além de Porto Velho. Nestes locais foram debatidos diversos temas com as comunidades, elaboradas propostas com indicação de delegados para a conferência de Porto Velho.
Segundo Rosana Nascimento da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), os encontros na zona rural serviram para levar o tema “cuidados mentais” à discussão entre usuários e prestadores de serviços nas localidades.
A expectativa da comissão organizadora é que cerca de 250 pessoas participem da conferência, além das equipes de trabalho e palestrantes.
O primeiro tema a ser tratado na conferência será “A política de saúde mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que será apresentado por Wilma Suely Batista Pereira, doutora em desenvolvimento socioambiental, suicidóloga, coordenadora do observatório de violência, suicídio e políticas públicas – OBSAT e professora titular de ciências jurídicas da Universidade Federal de Rondônia. Outras palestras também serão proferidas na oportunidade.
Cremero suspende empresa que organizou mutirão de cirurgia
Foi deliberado, com amplo debate sobre a gravidade dos apontamentos do relatório e iminente risco de propagação de doenças oftalmológicas, pela interdição cautelar com suspensão provisória da referida pessoa jurídica
Prefeitura mantém os trabalhos de infraestrutura com diversas frentes de serviços na capital
Trabalhos de terraplanagem na rua Itatiaia e recapeamento nas ruas do Bairro São João Bosco avançam
Campanhas de vacinação contra a influenza e sarampo iniciam em Porto Velho
Campanha de imunização contra a covid-19 se mantém nas unidades de saúde e no Porto Velho Shopping
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook