Confirmada exclusão de vídeo com propaganda negativa do PL contra Lula
Plenário referendou decisão da ministra Maria Claudia que apontou irregularidade sobre transparência a respeito da autoria do vídeo
Na sessão desta quinta-feira (22), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a exclusão de vídeo com propaganda eleitoral negativa contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (Coligação Brasil da Esperança) divulgada a partir do canal do Partido Liberal (PL) no YouTube.
Os ministros referendaram decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora do caso. Na liminar - na qual os representantes do candidato à Presidência da República alegaram impulsionamento ilícito de vídeo que associava a imagem de Lula como inimigo do povo - a ministra determinou a remoção da propaganda da página do partido.
A ministra Maria Claudia afastou a alegação de que o vídeo seria ilegal por ofensa ao artigo 242 do Código Eleitoral (por supostamente influenciar a opinião pública a estados mentais ou emocionais), ressaltando que esse dispositivo só deve ser aplicado em hipóteses excepcionais. No entanto, destacou que o vídeo não tem nenhuma marca d'água indicando o CNPJ e a campanha dos partidos da coligação e que tal fato é irregular.
“O nome do PL, por exemplo, só aparece na parte de esperança do vídeo. Na primeira parte, mais sombria, o vídeo viola a jurisprudência do TSE da necessidade de transparência para que o eleitor saiba que está sendo exposto a uma propaganda eleitoral e saiba quem são os responsáveis, para poder fazer a análise do conteúdo”, destacou a relatora, ao reforçar que houve irregularidade no impulsionamento.
“A primeira parte do vídeo é claramente propaganda eleitoral negativa. Foi com base nesse fundamento que suspendi o vídeo que estava no canal do YouTube do PL e determinei que poderia ser repostado, caso superadas essas irregularidades”, explicou.
O julgamento foi unânime.
Processo relacionado: RP 060102269
Com apoio crescente na reta final, Luizinho Goebel recebe incentivo de autoridades
Com votos em todos os municípios do Estado, Goebel esteve em diversas cidades nesta semana
Assembleia Legislativa de Rondônia analisa vetos do Poder Executivo
Dezenove vetos foram deliberados
Rumo ao Senado: Crescente adesão leva Jaqueline Cassol a intensificar campanha na reta final
Candidata percorre os quatro cantos do Estado, participa de reuniões, caminhadas e apresenta suas propostas à imprensa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook