Conheça as possibilidades emergentes de empregos no pós-pandemia

Pós-pandemia, iniciou-se o aumento do número de empregos no Brasil. Entenda a movimentação do mercado

Tudorondonia
Publicada em 25 de outubro de 2022 às 11:12
Conheça as possibilidades emergentes de empregos no pós-pandemia

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada em março, na matéria “Ipea: Número De Ocupados Em Janeiro Atinge Patamar Pré-Pandemia” da Agência Brasil, a taxa de desocupação brasileira começou a sofrer uma queda. 

Em Janeiro, foram percebidos um pouco mais de 94,1 milhões de ocupados no país, enquanto que, em 2020, antes da pandemia, esse número chegava a 94,5 milhões. Dessa forma, o índice de desempregados se aproxima dos números de antes da disseminação do Covid-19 – o que não deixa de ser alto. 

Além disso, grande parte dessas novas vagas se encaixam no perfil da informalidade. 

Assim, ainda que ofereçam recursos para a sobrevivência, não amparam o trabalhador do ponto de vista legal.

No entanto, algumas oportunidades estão em alta no país e podem contribuir para essa melhora prevista. 

A seguir, as possibilidades emergentes de empregos no Brasil são detalhadas, sendo possível entender porque elas ganharam força no cenário profissional brasileiro:

Comércio: Alimentação E Itens Para A Casa Estão Em Alta

Dentre as áreas que apresentaram oportunidades de empregos no Brasil no período pós-pandemia, o comércio foi uma delas. 

Durante a pandemia, o isolamento social foi instituído como protocolo fundamental para a contenção do Coronavírus, o que obrigou a população brasileira a ficar em casa.

Com isso, segundo o estudo do Ipea, o nicho que mais ganhou destaque na área do comércio foi o da alimentação, 23,9%. Possivelmente, pelas possibilidades de lazer terem sido reduzidas, restou para as famílias buscar nos momentos de refeição a alegria do convívio. 

Da mesma forma, os olhares se voltaram para o ambiente residencial. Muitas pessoas passaram a notar, portanto, as necessidades da moradia. Assim, de acordo com o estudo, os serviços domésticos e a construção civil tiveram um aumento de 21,7% e 17,4%, respectivamente. 

Por fim, outro nicho que também recebeu atenção foi o da  tecnologia, devido à necessidade de entretenimento digital no período. 

De acordo com os dados científicos apresentados no evento “Depressão, saúde mental e pandemia” e divulgados pela Agência Fapesp em Outubro de 2020, houve um aumento do tempo de consumo diário de conteúdo televisivo pela população estimado em 1 hora e 45 minutos, maior, inclusive, que o consumo de computador durante a pandemia.

Com isso, o comércio de aparelhos como o BTV B13 se popularizou. Segundo a postagem “Melhores Receptores” do site Geek 360, os aparelhos da linha BTV são considerados os mais completos do mercado. 

Logo, o comércio se tornou uma possibilidade emergente de empregos no pós-pandemia, devido à força que a área recebeu durante o período que assolou o país.

Empreendedorismo: Profissionais E  Empresas De Serviços  Online Ganharam Força

Que a Internet mudou o comportamento de consumo das pessoas não é novidade. Com ela, diversas profissões nasceram ou se transformaram. 

Da mesma forma, muitas empresas conseguiram adaptar seus processos para acompanhar essa mudança.

Durante a pandemia, muitos profissionais e empresas migraram para o espaço online e conseguiram sobreviver - e até se fortalecer - nesse período. 

De acordo com o conteúdo “4 Mercados Que Mais Cresceram Com A Pandemia” do portal da M Murad Consultoria e Treinamento, conveniada da escola de negócios Fundação Getúlio Vargas, um desses mercados foi o e-commerce. O setor teve um aumento de 31% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período em 2020.

Dessa forma, é possível perceber que as vendas online se fortaleceram com o período pandêmico, se firmando como novo comportamento consumidor. 

Varejo Digital

Um exemplo claro do varejo digital em ascensão é a joalheria online Joias Boz. Estabelecida fisicamente em Santos, litoral de São Paulo, a empresa ganhou espaço no mercado por oferecer a possibilidade de entregas físicas no mesmo dia da compra em regiões adjacentes como Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande.

Além disso, a marca compreendeu a necessidade criada durante o fechamento do comércio físico e a utilizou para reforçar sua presença digital e realizar vendas online em que o cliente adquire os itens pelo site da empresa e acompanha sua compra pelo rastreamento Correios até a chegada em sua casa.

Mercado Digital

Assim como a Internet deu oportunidade para empresas durante a pandemia, profissionais independentes também ganharam força no período. 

Bruna Bozano, especialista em negócios digitais, manteve sua atuação como consultora de micro e pequenas empresas no setor do e-commerce mesmo em meio à pandemia e garante que não faltou trabalho na área. Com trabalhos voltados ao meio digital, a profissional seguiu com alto desempenho nesses anos difíceis para o país, ao ter, como ambiente de trabalho, a Internet.

É possível notar que, a partir das possibilidades que o meio digital proporciona, empregos surgiram e se fortaleceram no país, trazendo melhora na situação econômica de algumas pessoas, em especial, das que já trabalhavam em áreas relacionadas à internet e comunicação.

Investimentos: Atenção Aos Números Favorece Ganhos

Com as possibilidades emergentes no Brasil do ponto de vista empregatício, é interessante considerar que algumas pessoas reforçaram seu desempenho profissional durante a pandemia, e, atualmente, buscam a expansão dos ganhos no mercado do investimento.

Segundo a matéria “Como será o futuro dos investimentos pós pandemia do Coronavírus?”, publicada em Outubro de 2022 no  portal Contabilizei, os investimentos de parte da população aumentaram diante do momento difícil para o país. 

Os números apontam que, em Abril de 2021, os microempreendedores individuais ultrapassaram os 10 milhões no Brasil, 1,2% a mais que no mês anterior. Com isso, o setor de investimentos teve, também, um aquecimento. 

E a subida continua, pois as tendências de investimento vêm ganhando força. 

Para quem deseja se aprofundar no mercado financeiro, a palavra de ordem é informação. 

Acompanhar os índices relacionados à Bolsa de Valores, Fundo de Investimentos, Criptomoeda e outras categorias é indispensável, já que é necessário possuir uma visão panorâmica do cenário financeiro para acompanhar futuras oportunidades.

Sendo assim, tanto para quem foi na contramão da crise econômica gerada pela pandemia como para quem busca se aventurar na área, o setor de investimentos é uma possibilidade emergente de lucros.

Com base nas reflexões levantadas no texto, é possível constatar que, apesar da situação econômica que o Brasil viveu por efeitos da pandemia, muitas oportunidades surgiram e seguem se consagrando como nova forma de trabalho. 

Dessa forma, diversos nichos se fortaleceram. Muitas oportunidades de trabalho para pessoas que atuam no comércio de produtos ou serviços profissionais independentes e empresas, ganharam força e caminham rumo à ascensão.

É possível constatar a capacidade de desenvolvimento profissional do brasileiro, uma vez que a necessidade de sobrevivência durante uma crise econômica foi de encontro às condições sanitárias complexas pela contenção viral em um pandemia, e não foi só isso. O brasileiro não só conseguiu lutar contra a situação esmagadora da pandemia do Covid-19, como também desenvolveu e fortaleceu possibilidades emergentes e inovadoras no que se refere aos empregos no Brasil.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook