Contrato do TJRO será destaque em seminário do STJ

Voltado para gestores da área de sustentabilidade dos órgãos do Judiciário, o seminário também reúne servidores de diferentes poderes e esferas de governo, além de outros interessados no tema

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional com informações do STJ - Publicada em 23 de junho de 2026 às 22:01

Contrato do TJRO será destaque em seminário do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), das 10h30 às 18h30, o XIII Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (XIII SPES). O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) terá papel de destaque na programação, com a apresentação do caso prático: "Contratação Remunerada de Cooperativas de Catadores no TJRO", iniciativa alinhada à Recomendação CNJ n. 169/2026. Tal participação reforça o protagonismo desta Corte em boas práticas socioambientais.

Promovido anualmente, desde 2014, pela Assessoria de Gestão Sustentável do tribunal, o seminário se consolidou como um espaço de compartilhamento de experiências e discussão sobre os principais desafios da sustentabilidade na administração pública, especialmente no âmbito do Poder Judiciário. O evento terá formato online e transmissão pelo canal do STJ no YouTube.

Voltado para gestores da área de sustentabilidade dos órgãos do Judiciário, o seminário também reúne servidores de diferentes poderes e esferas de governo, além de outros interessados no tema. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Os servidores do tribunal podem se inscrever pelo Portal do Servidor, na intranet.

Painéis reúnem especialistas de diversas instituições

O evento começará às 10h30 com um discurso do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin. Neste ano, a programação terá cinco painéis. O primeiro, pela manhã, tratará do Programa Justiça Carbono Zero e dos desafios da descarbonização do Judiciário. Entre os participantes estarão representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

No período da tarde, quatro painéis abordarão temas atuais da agenda de sustentabilidade. As discussões incluem o papel das contratações públicas no desenvolvimento sustentável, o uso da inteligência artificial para soluções e monitoramento no setor público, a inclusão socioprodutiva de cooperativas de catadores de recicláveis e a implementação do Protocolo de Crise Socioambiental do Judiciário.

A programação contará com a participação de especialistas e representantes de instituições como a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Universidade de Brasília (UnB), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e diversos órgãos do Sistema de Justiça.

Programada para as 17h (horário de Brasília), a apresentação do TJRO, “Contratação Remunerada de Cooperativas de Catadores no TJRO”, será feita pela servidora Samira Alvim de Siqueira, do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental do TJRO. É o único caso prático na programação do Seminário.

Clique para ver mais informações, inclusive a programação completa.

Contrato do TJRO será destaque em seminário do STJ

Voltado para gestores da área de sustentabilidade dos órgãos do Judiciário, o seminário também reúne servidores de diferentes poderes e esferas de governo, além de outros interessados no tema

Assessoria de Comunicação Institucional com informações do STJ
Publicada em 23 de junho de 2026 às 22:01
Contrato do TJRO será destaque em seminário do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), das 10h30 às 18h30, o XIII Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (XIII SPES). O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) terá papel de destaque na programação, com a apresentação do caso prático: "Contratação Remunerada de Cooperativas de Catadores no TJRO", iniciativa alinhada à Recomendação CNJ n. 169/2026. Tal participação reforça o protagonismo desta Corte em boas práticas socioambientais.

Promovido anualmente, desde 2014, pela Assessoria de Gestão Sustentável do tribunal, o seminário se consolidou como um espaço de compartilhamento de experiências e discussão sobre os principais desafios da sustentabilidade na administração pública, especialmente no âmbito do Poder Judiciário. O evento terá formato online e transmissão pelo canal do STJ no YouTube.

Voltado para gestores da área de sustentabilidade dos órgãos do Judiciário, o seminário também reúne servidores de diferentes poderes e esferas de governo, além de outros interessados no tema. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Os servidores do tribunal podem se inscrever pelo Portal do Servidor, na intranet.

Painéis reúnem especialistas de diversas instituições

O evento começará às 10h30 com um discurso do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin. Neste ano, a programação terá cinco painéis. O primeiro, pela manhã, tratará do Programa Justiça Carbono Zero e dos desafios da descarbonização do Judiciário. Entre os participantes estarão representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

No período da tarde, quatro painéis abordarão temas atuais da agenda de sustentabilidade. As discussões incluem o papel das contratações públicas no desenvolvimento sustentável, o uso da inteligência artificial para soluções e monitoramento no setor público, a inclusão socioprodutiva de cooperativas de catadores de recicláveis e a implementação do Protocolo de Crise Socioambiental do Judiciário.

A programação contará com a participação de especialistas e representantes de instituições como a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Universidade de Brasília (UnB), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e diversos órgãos do Sistema de Justiça.

Programada para as 17h (horário de Brasília), a apresentação do TJRO, “Contratação Remunerada de Cooperativas de Catadores no TJRO”, será feita pela servidora Samira Alvim de Siqueira, do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental do TJRO. É o único caso prático na programação do Seminário.

Clique para ver mais informações, inclusive a programação completa.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook