Contribuição de países ricos para meio ambiente não é favor, diz Lula
Declaração foi feita no programa semanal Conversa com o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (14) que a contribuição de países ricos para a preservação da floresta amazônica não é favor, mas o pagamento de uma dívida com o planeta. Em seu programa semanal Conversa com o presidente, Lula destacou que, após a conclusão da Cúpula da Amazônia na semana passada, os países da região têm condições de participar da COP28, nos Emirados Árabes, no fim do ano, cobrando essa contribuição.
“É muito simples compreender. Os países ricos tiveram a sua introdução na Revolução Industrial bem antes que o Brasil. Então, eles são responsáveis pela poluição do planeta muito antes de nós. Eles conseguiram derrubar suas florestas muito antes de nós. Agora, o que eles têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver. Nós não queremos ajuda. Nós queremos um pagamento efetivo. É como se estivessem pagando uma coisa que eles devem à humanidade.”
“Temos condições de chegar ao mundo, lá nos Emirados Árabes, e dizer o seguinte: ‘Olha, a situação é essa. Nós queremos essa contribuição de vocês. E isso não é favor. É pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra porque vocês derrubaram a floresta de vocês 100 ou 150 anos antes de nós. Então, agora, vocês paguem pra que a gente possa preservar as nossas florestas gerando emprego, oportunidades de trabalho e condições de melhorar a vida das pessoas.’”
Região Norte com possibilidade de chuva nesta segunda-feira (14)
A temperatura pode variar entre 21°C e 36°C
PAC novo, obras velhas!
Como o próprio nome acentua, a finalidade do programa era acelerar o crescimento econômico, aumentar o emprego e melhorar as condições de vida da população
A boa da semana em Rondônia são os quase R$ 30 bilhões do PAC
Segundo o senador Confúcio, a partir de setembro, no âmbito do Novo PAC, o governo federal lançará editais totalizando R$136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook