Controladoria Geral do Estado e Emater alinham informações para monitoramento de gestão

A ideia é tornar o processo mais ágil e eficiente, facilitando os procedimentos de registro e controle interno, bem como a execução das atividades durante a gestão, dando mais transparência às ações de governo.

Wania Ressutti/Fotos: Irene Mendes e Ésio Mendes
Publicada em 13 de fevereiro de 2019 às 13:00
Controladoria Geral do Estado e Emater alinham informações para monitoramento de gestão

Transparência nas ações do governo foi o assunto principal discutido na reunião

Em reunião realizada na sede da Emater , em Porto Velho, a autarquia, representada pelo presidente Luciano Brandão e o controlador geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto, discutiram ações de normatização para gestão, controle, monitoramento e prestação de contas públicas. A ideia é tornar o processo mais ágil e eficiente, facilitando os procedimentos de registro e controle interno, bem como a execução das atividades durante a gestão, dando mais transparência às ações de governo.

Segundo Francisco, várias secretarias já estão se mobilizando no sentido de normatizar suas ações, listando os procedimentos e atividades a serem executadas. “É importante registrar tudo o que for necessário para o órgão, viabilizando, dessa forma, a execução de atividades que poderiam ser prejudicadas pela burocracia natural do procedimento.

A Emater tornou-se entidade pública a pouco mais de cinco anos, e essa tramitação de documentos é bem diferente da forma como era feita, quando o órgão era denominado associação, entretanto seus empregados têm se empenhado em acompanhar os trâmites de acordo com o que exige a Lei. Por isso, esse encontro entre CGE e Emater é muito importante.

Luciano disse que a Emater já vem normatizando algumas atividades, pois acredita que quando as normas estão bem explicitadas fica muito mais fácil dar prosseguimento às ações, independente de quem está dirigindo o órgão. “Quando se normatiza, se corta as ranhuras”, explica o presidente.

Francisco colocou a Controladoria Geral do estado à disposição para colaboração e tirar dúvidas, dizendo que o controle interno deixou de ser exclusividade da controladoria interna e passou a fazer parte da gestão, onde todos precisam que colaborar. “Controle interno é agente de mudanças, é preciso contar com a ajuda de todos”, disse.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook