Presidente do TJRO vistoria obras do Fórum de Cacoal

A previsão é que seja entregue à população em outubro deste ano.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 13 de fevereiro de 2019 às 10:14
Presidente do TJRO vistoria obras do Fórum de Cacoal

Depois de vistoriar as obras do Fórum de Porto Velho, no último dia 18 de janeiro, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, foi conferir de perto as adequações do novo Fórum de Cacoal. O prédio, bem mais amplo que a atual sede do Judiciário na comarca, foi adquirido pelo TJRO em 2011 e, a partir de março de 2018, iniciou contrato para obras de adaptação. Acompanharam a visita a juíza auxiliar da presidência, Euma Tourinho, e os magistrados da comarca, Emi Carla Yamamoto Roque, Elson Pereira de Oliveira Bastos, Mario José Milane, Ivens dos Reis Fernandes,  Anita Magdalaine Perez Belem e Ane Bruinjé.

Atualmente a obra está na 9ª medição, com um percentual de execução de aproximadamente 30%, dentro do cronograma, conforme averiguou o presidente. A previsão é que seja entregue à população em outubro deste ano. “Estamos bem satisfeitos com o andamento e esperamos, com a entrega dessa obra, modernizar as instalações para melhor atender ao cidadão e acolher com maior qualidade aos servidores, hoje trabalhando em espaços ltrapassados”, comentou.

O atual prédio do Fórum de Cacoal está subdimensionado em relação à demanda existente e, o que obrigaria a ocupação de outro imóvel, importando em custo com novo pagamento de aluguel, além do atualmente locado para abrigar as 3ª e 4ª Varas Cíveis e Juizados Especiais. O novo Fórum abrigará todas as varas em um único lugar.
Além do Fórum de Cacoal e do novo prédio da capital, no qual serão reunidos todos os fóruns - Criminal, Cível, Família, Infância e Juventude, Execuções Penais, Violência Doméstica, Juizados Especiais e CPE -, o Judiciário Estadual tem previsão de inauguração do Fórum de Ariquemes, obra mais avançada dentro do cronograma do Poder Judiciário. A previsão de inauguração é para outubro de 2019.

Características

A realização de reformas e adequação do novo Fórum de Cacoal, a cargo da empresa Fernandes Salame EPP, está alinhada às regras de sustentabilidade, com observação de itens como gestão do consumo e gasto com energia elétrica, adoção de lâmpadas de led, acessibilidade, gestão de resíduos, além de layout e edificações em retrofit. 
O imóvel foi construído originalmente para abrigar uma instituição de ensino e ganhará nova função (Fórum). Ao dar nova utilidade ao imóvel, o TJRO contribui com a economia de recursos, além de redução na geração de substâncias nocivas e no descarte de materiais, como por exemplo na emissão de gases na cura do concreto e formas.

Comentários

  • 1
    image
    Lucio Morais 14/02/2019

    Parabéns ao presidente do TJRO, meu amigo Walter Waltemberg Jr., agora, sei que calçado adequado seria talvez pedir demais, mas ao menos um capacete como equipamento de segurança deve ser usado em visita a qualquer obra! Abraços.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook