Convênio da Seas garante capacitação profissional na Capital
Convênio assinado pela Seas garante capacitação profissional com foco no empreendedorismo para mais 400 jovens e adultos da Zona Leste de Porto Velho
Pelo menos 15 cursos de capacitação profissional foram iniciados pelo Idesp em parceria com a Seas
Mais um convênio, desta vez no valor de R$ 275 mil, assinado pelo governo estadual com o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Profissional (Idesp), por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), está dando a oportunidade a outros 400 jovens e adultos da Zona de Leste de Porto Velho a se prepararem para o mercado de trabalho, com foco no empreendedorismo, com vistas a montar seus próprios negócios nas áreas de alimentos, embelezamento, confecção de bonecas, bolsas, roupas pet, polimento de veículos, entre outros.
Os cursos, que fazem parte do projeto do Idesp Economia Criativa: Criando Ideias, Profissionalizando e Gerando Renda, foram abertos no final da tarde de segunda-feira (9), na Associação dos Moradores do Bairro Tancredo Neves, localizada na rua Lauro Corona, 8173, com a presença da secretária e primeira-dama Luana Rocha.
Em sua fala, a secretária reforçou a importância de preparar os jovens para o mercado de trabalho, dando condições para que saiam da dependência financeira de programas governamentais, abrindo seus próprios negócios, gerando emprego e renda.
De acordo com o presidente do Idesp, Carlos Ferreira, foram abertas diretamente 400 vagas, mas os cursos devem atender a uma demanda maior, estimada em 800 pessoas, levando-se em conta que cada participante poderá se tornar um multiplicador junto a sua família.
Entre os cursos estão confeitaria, doces e salgados, barbeiro, cabeleireiro feminino, manicure e pedicure, designer de sobrancelha, maquiagem profissional, customização de sandálias, confecção de bonecas, bolsas, mochila, necessaire e roupas pet, além de polimento de veículos e como administrar e organizar o próprio negócio.
Com os recursos viabilizados pela Seas, atendendo à emenda do deputado Marcelo Cruz, Carlos Ferreira disse que promoveu uma série de investimentos, com vistas a garantir mais qualidade aos cursos, especialmente nas aulas práticas, que iniciaram na quarta-feira (11). “Como nosso foco é o emprendedorismo, investimos em equipamentos novos para que nossos alunos saiam daqui sabendo como manuseá-los”, explicou.
GERAR
Também por meio de convênio assinado com a Seas, no valor de R$ 439 mil, 440 jovens e adultos das Zonas Leste e Norte de Porto Velho serão beneficiados com 11 cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Projeto Gerar, do Instituto de Tecnologia São Rafael (ITSR), com ênfase nas áreas de alimentos, serviços e embelezamento. As aulas do projeto, lançado oficialmente no dia 21 de fevereiro, com a presença da secretária Luana Rocha, serão iniciadas às 9h da próxima segunda-feira (16), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), do bairro JK I; e na terça-feira (17), também às 9h, na Comunidade Santo Expedito, no bairro Nacional.
Conforme Carlos Oliveira, diretor do ITSR, na Zona Leste foram inscritos 165 participantes, distribuídos em oito turmas e quatro cursos (designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, informática e maquiagem), enquanto na Zona Norte foram 280 inscritos, distribuídos em 14 turmas e sete cursos (panificação, doces e salgados, pizzaiolo, confeitaria, embutidos e defumados, geleias e compotas e hambúrguer artesanal).
A proposta do governo é expandir gradativamente os cursos profissionalizantes para todos os municípios, considerando a demanda e peculiaridade de cada região, com vistas a fortalecer o empreendedorismo, reduzindo a vulnerabilidade social no Estado.
MPF pede informações sobre suposta mudança de nome da escola municipal Darcy Ribeiro
Procurador reiterou recomendação para garantir gestão democrática do ensino público no município de Araruama
Fux consulta CNJ sobre possibilidade de alterar ou revogar resolução de horário de funcionamento dos Tribunais
A Resolução 130/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que previa horário uniforme de oito horas de expediente, está suspensa por liminar
Tribunal nega guarda provisória de menor a mulher acusada de adoção à brasileira
O colegiado destacou a necessidade de serem observados o melhor interesse e a proteção integral da criança, cuja guarda é alvo de disputa entre a mulher que teria tentado fazer a adoção ilegal e a mãe biológica
Comentários
Curso de Maquiagem na Web - Por Andreia Venturini http://bit.ly/CursoWebMaquiagemAndreiaVenturini
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook