Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia realiza passagem de comando do Grupamento de Busca e Salvamento
O ato contou com a presença de todo o Estado Maior-Geral da corporação, convidados e familiares. Clivton estava no comando do Grupamento de Busca e Salvamento desde março de 2019
O major Clivton Rodrigo Carvalho Reis passou o comando para o capitão Claudevan Reis de Carvalho Guimarães Júnior
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBM-RO) realizou nesta quinta-feira (13) a solenidade de passagem de comando do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Porto Velho. O major Clivton Rodrigo Carvalho Reis passou o comando para o capitão Claudevan Reis de Carvalho Guimarães Júnior.
O ato contou com a presença de todo o Estado Maior-Geral da Corporação, convidados e familiares. Clivton estava no comando do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) desde março de 2019, quando assumiu o comando no lugar do capitão Douglas Samuel de Araújo.
O Grupamento de Busca e Salvamento é responsável pelas buscas de perdidos na mata, possui equipe de mergulhadores, que realizam resgate de vítimas de afogamento e bens que foram submersos, bem como a implementação de canil na Corporação, com cães treinados para encontrar pessoas desaparecidas.
O major Felipe Rodrigues Maia Leite fez elogios ao major Clivton pelos serviços prestados durante sua passagem à frente do GBS. “O militar teve muita iniciativa em demonstrar alto grau de profissionalismo e envolvimento com a causa, desempenhando criatividade, dedicação e competência em todas as dificuldades encontradas nas áreas operacionais. Que o major continue na constante busca por bem servir a população”.
Em seu discurso, o comandante-geral do CBM, coronel Nivaldo Ferreira, ressaltou que será um desafio, mas o trabalho que foi feito terá continuidade com o novo comando. “O major Clivton é um excelente profissional e realizou um ótimo trabalho à frente da Busca. Um exemplo a ser seguido e deixa um legado, assim com os coronéis que estiveram à frente deste grupamento, também deixaram suas marcas. Vamos dar continuidade a esta missão, seguindo as diretrizes do governador Marcos Rocha, fazendo melhorias e capacitações para a nossa tropa, desde o praça ao oficial mais antigo”.
O major Clivton Reis destacou os desafios enfrentados à frente do Grupamento e pontuou os trabalhos realizados durante seu comando. “O Grupamento é uma tropa especializada, que trabalha na busca de pessoas perdidas em áreas de coberturas de alto risco. Hoje temos um trabalho implantado com quatro cães e adestradores, além do resgate de objetos, mergulho em busca de cadáveres, a parte de salvamento em altura no caso de suicídio, entre outras atividades especializadas”.
Ainda, o major destacou o apoio que o comando da Corporação tem recebido da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). “Fui desempenhado para assumir a direção do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), uma unidade onde trabalha o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Polícia Civil. A nossa missão é melhorar o atendimento, reduzir o tempo-resposta e organizar toda a prestação de serviço da Segurança Pública em prol da população”, finaliza Clivton.
Para o novo comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, capitão Claudevan Reis, as expectativas e os desafios à frente do Grupamento são grandes. “A nossa ideia é dar continuidade a tudo que foi começado e fazer algumas melhorias, conforme o comandante-geral determinou, sempre com o objetivo de levar o melhor atendimento para a população”.
NOVO COMANDANTE
O capitão Claudevan Reis de Carvalho Guimarães Júnior estará a frente do GBS até 2023
Natural de Campo Grande (MS), o capitão Claudevan Reis de Carvalho iniciou o curso de formação de oficial de 2010 à 2012, em Santa Catarina. Ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia como aspirante a oficial e em 2013, foi promovido ao posto de segundo tenente; em 2015 foi promovido ao posto de primeiro tenente; em 2017 chegou ao posto de capitão.
Reis é formado em gestão pública, pós-graduado em Educação Ambiental, acadêmico do último semestre do curso de bacharelado em Educação Física, acadêmico de pós-graduação em Personal Training.
Além disso, o militar possui também cursos de: formação técnica em operador de carro contra incêndio aeródromo; Sistema de Incidentes (SCI); crimes ambientais; intervenção em emergências com produtos perigosos; segurança contra incêndio; gerenciamento de crise; busca e resgate em estruturas colapsadas; e aperfeiçoamento de oficiais.
O capitão ocupou a função de comandante da seção de combate a incêndio em Vilhena no ano de 2013; entre 2014 e 2017, foi comandante do 2º subgrupamento de Machadinho D’Oeste; em 2017 foi comandante da seção da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) Sul em Porto Velho; entre 2018 e 2019, foi comandante do Grupamento de Bombeiros de Jaru; e diretor de projetos e pesquisas entre 2020 e 2021.
Em Presidente Médici/RO, PRF detém caminhoneiro que dirigia sob efeito de cocaína
Motorista quase colidiu contra uma viatura policial em ronda
Na 9ª noite da 'Operação Prevenção', agentes fiscalizadores reforçam para a população determinações do decreto em vigor
É dever do cidadão atuar com segurança frente às exigências adotadas, em favor de sua própria saúde. Somado a isso, o compromisso ético faz parte de sua conduta
ASSISTA VÍDEO: policial civil é atacado após abordagem de suspeitos em Vilhena; agressores tentaram tomar arma
Investigadores tentaram abordar suspeitos, que fugiram em direções opostas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook