Cremero alerta para retomada de cuidados com medidas de proteção contra Covid-19
Para tanto, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) chama a atenção para a retomada de cuidados com medidas de proteção e inclui em sua rotina de eventos e trabalho do Conselho o retorno do uso de máscaras
De acordo com o estudo realizado e acompanhado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde o início da pandemia Coronavírus, coordenado pelo Prof. Dr. Tomás Daniel Menendez Rodriguez e Profa. Dra. Ana Lúcia Escobar mostra que Rondônia está com aumento significativo de casos da COVID-19. Para tanto, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) chama a atenção para a retomada de cuidados com medidas de proteção e inclui em sua rotina de eventos e trabalho do Conselho o retorno do uso de máscaras.
A última análise feita pelos professores mostra que no período de 27 de maio a 23 de junho de 2022 o número de casos por semana aumentou aproximadamente em 5,7 vezes, passando de 585 para 3.353 casos na semana, mostrando que a “quarta onda” da pandemia no Estado é já uma realidade. “O descuido que vemos em toda comunidade é que faz ocasionar o descontrole dos casos. Todos sabem que a pandemia ainda não terminou e que é preciso manter, pelo menos, o melhor controle possível dela. Mesmo vacinados podemos adoecer”, destacou a presidente do Cremero, Dra. Ellen Santiago.
Em contrapartida, o estudo aponta que o número de óbitos por semana epidemiológica não tem aumentado na mesma proporção, como resultado do processo de vacinação. “E isto mesmo o Estado de Rondônia não estando entre os de melhores índices de pessoas com, pelo menos, duas doses ou dose única das vacinas (66,95% segundo o boletim 813 do Governo de Rondônia, de sexta feira,23 de junho/2022)”, acrescentou a professora e Dra. Ana Escobar.
Conclui-se que os cuidados com higiene respiratória, lavagem das mãos, uso de álcool em gel, evitar contatos interpessoais, uso de máscaras e ampliar a cobertura vacinal continuam sendo fundamentais. O Cremero apoia o alerta do estudo que tem fornecido dados fundamentais de comportamento da doença e reforça que é preciso cuidar de si e das pessoas próximas, assim como da comunidade.
Acesse Medidas Preventivas contra o Coronavírus - Quarta onda da pandemia da COVID-19 em Rondônia? Chamada de atenção! (unir.br) e veja estudo na íntegra.
Supremo recebe denúncia contra Roberto Jefferson por incitação ao crime
O ex-deputado foi denunciado pela PGR, também, por calúnia e homofobia
A teoria do desvio produtivo: inovação na jurisprudência do STJ em respeito ao tempo do consumidor
No Brasil, um tipo específico de ser humano, conhecido como consumidor, tem sido constantemente alvo dessa subtração de tempo, especialmente em razão das longas jornadas a que costuma ser submetido ao se deparar com defeito em um produto ou serviço
Desempenho da 7ª Vara do Trabalho de Porto Velho é destacado pela Corregedoria Regional
Dados apresentados durante correição ordinária destacam evolução da unidade quanto aos prazos médios, processos pendentes, índice de gestão de desempenho, entre outros pontos
Comentários
Importante essa manifestação de aprovação e apoio e o alerta do Cremero ao estudo realizado e acompanhado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pelos referidos professorea. A preocupação expressa pelo Cremero está em perfeita harmonia com o alerta feito no início deste mês pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, de que o mundo continua vulnerável ao coronavírus e que "há tendências preocupantes" na pandemia da Covid-19, entre elas um aumento nas mortes pela doença nas Américas, e a sua recomendação para o uso de equipamentos de proteção pessoal contra coronavírus. Da mesma forma se pronunciou a Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, alertando para o considerável aumento dos casos e mortes por covid-19 em nossa região, sugerindo para enfrentar esse quadro a adoção de medidas profiláticas, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Portanto legítima e bastante oportuno esse apelo do Cremero pela “retomada de cuidados com medidas de proteção” contra covid-19, a começar pelo próprio órgão que passa a incluir o uso de máscaras durante o expediente.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook