Crise aérea: não vá à Justiça!

E se por qualquer motivo você se sentir injustiçado, explorado, rebaixado, nada de buscar reparos na Justiça comum. Seja paciente, ria e pense nos outros

Professor Nazareno
Publicada em 05 de outubro de 2023 às 09:06
Crise aérea: não vá à Justiça!

Havia naquela província subdesenvolvida e incivilizada praticamente um só aeroporto para atender as pessoas que precisassem viajar para outros pontos do país. Só que a procura por voos para as cidades civilizadas era muito pequena e por isso as maiores companhias aéreas, talvez prevendo prejuízos, decidiram retirar e cancelar a maioria dos seus voos. Além do mais, algumas dessas companhias alegavam que havia muitas demandas judiciais contra elas naquele insólito lugar. E não tardou para que “soluções mágicas” aparecessem de imediato: com o cancelamento de voos, exige-se que as pessoas retirem as suas reclamações e de quebra aumenta-se o valor das passagens, uma vez que a procura por viagens fica superior à oferta de aeronaves. Isso sem falar que a apagada classe política pode aparecer de repente como a “salvadora da pátria” para sanar o caos.

Assim, todos ganham com a incomum manobra. As empresas aéreas têm quase todas as suas reclamações retiradas na Justiça, a classe política local vira a heroína do povo e todo mundo daquele atrasado rincão volta a viajar de avião saindo direto da capital da província sem precisar viajar cinco dias de barco ou 24 horas de ônibus para embarcar em outra cidade ou Estado vizinho. Dessa forma, se a partir de agora o seu voo atrasar cinco, seis ou até mesmo dez ou doze horas não vá à Justiça. Aceite tudo calado! Caso contrário, a sua cidade ou até mesmo o Estado podem ficar isolados para sempre. Se por acaso você ficar sem uma conexão, fique resignado em nome da estrita possibilidade de “avião para todos”. E se por qualquer motivo você se sentir injustiçado, explorado, rebaixado, nada de buscar reparos na Justiça comum. Seja paciente, ria e pense nos outros.

O que custa uma pessoa simples, quando quer viajar, ser infringida, desrespeitada, desconsiderada, violada, desvalorizada, ridicularizada, diminuída, pisada, menosprezada, aviltada e arrasada por uma empresa aérea? Tudo passa, inclusive esses sentimentos toscos. Não te deram comida nem hospedagem numa cidade estranha por que o seu voo foi cancelado? Aguente o tranco e acredite que tudo vai dar certo depois. Nada de tentar buscar os seus direitos nos tribunais. E se você tem alguma demanda judicial contra qualquer empresa aérea, desista logo. Se seu parente morreu por que não chegou a tempo para ser tratado em um outro Estado, nada de estresse ou de picuinhas. Lembre-se: “todo mundo tem que morrer um dia mesmo”. Não há tragédia maior do que uma cidade inteira ou um Estado ficar sem voos regulares em seus aeroportos. Fato: deve-se é evitar o pior.

Não busque nunca os seus direitos mais elementares caso se sinta abusado algum dia. Pense sempre nos lucros que as empresas aéreas podem perder. Essa busca pode ser prejudicial à comunidade inteira, pois apesar da morosidade, a Justiça até que às vezes funciona. Há bons advogados que ganham muitas demandas. Por isso, se as suas férias foram “estragadas”, relaxe! No próximo ano haverá outras férias. O seu tratamento fora de domicílio, TFD, está com problemas de logística nos raros voos disponíveis? Sossegue, vá à rezadeira que talvez o problema seja resolvido por aqui mesmo. Voo atrasado é progresso. Afinal viajar de avião não é para todo mundo nos confins do mundo. Mas já há sinalizações de que os voos na província atrasada vão voltar ao normal. Os seus políticos são supimpa, mano! Todo final de ano aumenta a procura de pessoas que vão pegar praia e fazer fotos para as redes sociais. Só se vê bondade nessas empresas aéreas!

*Foi Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Carlos 06/10/2023

    A desculpa divulgada pelas Cias Aéreas em si é um escárnio, além de jogar sérias dúvidas na Justiça rondoniense bota a culpa na vítima. Mas uma pergunta não foi feita. Afinal, se essas empresas praticamente saíram de operação no Estado, porque outras não vão e ocupam o lugar?

  • 2
    image
    wilson 05/10/2023

    Antonio de Souza Santos faço de suas, minhas palavras já que os políticos aqui no estado pegam ganchos de questões importantes para o povo desse Estado e transformam em politicagem porque querem apenas aparecer na mídia e enganar os tolos, somos merecedores de respeito e isso não encontramos aqui nesse estado e tampouco por empresas que tem por obrigação fazer os serviços a que lhes foram dados fazer, ou eles pensam que até isso é grátis. A justiça também mudou, depois dessa coisa toda acontecida ta se fazendo de cega para o povo literalmente frente as desmandos dessas empresas. Ora, se fazem serviços porcos, com todo respeito aos animais, tem que merecer punição a altura mesmo.

  • 3
    image
    Silvanio 05/10/2023

    Que o setor aéreo sempre foi problema neste país, todos nós já sabemos. Mas, em Rondônia a coisa passa do ridículo. Quando anunciaram o cancelamento dos voos (inclusive em Ji-Paraná) ante a indecente alegação de excesso de demandas judiciais quando comparadas com o resto do país, fiz há seguinte indagação: porque há então tantas demandas judiciais ?. Com certeza, e sem sombras de dúvidas, é porque há alguém infringindo o direito alheio, daí, não há outra alternativa. Afinal, o que eles queriam ?. Outro fato, vamos esquecer os políticos. Reconheço que uma empresa tem que ter lucros para sobreviver. Se os impostos são altos somos nós os consumidores é que estamos pagando, não a empresa, pois ela repassa todos eles.

  • 4
    image
    João Batista 05/10/2023

    Comprei uma passagem para Aparecida do Norte em fevereiro do corrente ano. Reservei também hospedagem. Quando estava com as malas prontas, recebi uma mensagem dizendo que minha passagem estava cancelada e que o dinheiro seria reembolsado entre 30 e 40 dias. E o dinheiro que paguei pela hospedagem quando vou receber ? Quer dizer que tudo que planejei foi por água abaixo ?Fazer o que agora ? Recorrer para quem ? Infelizmente, é assim que é tratado os clientes dessas companhias aéreas. Lamentável ! 😂😂

  • 5
    image
    Antonio de Souza Santos 05/10/2023

    Só que os rondonienses nem nenhum outro povo merece isso que essas empresas aéreas estão fazendo nesse estado. Humilhação e sofrimento para um povo que deu energia boa e barata para o resto do país. Tristeza e incompetência dos políticos.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook