Crise na pecuária: Laerte Gomes se reúne com bancada federal rondoniense em Brasília para tratar da crise que atinge o setor
Parlamentar esteve no Senado e na Câmara Federal para levar proposta em defesa de produtores rurais que aderiram a financiamentos
Reunião foi com os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério, além do deputado federal Thiago Flores.
Esta semana, em Brasília, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSD), tem tratado de várias pautas de extrema importância para o estado de Rondônia. Logo de início, o parlamentar se reuniu com representantes da bancada federal rondoniense para tratar da crise que atinge o setor da agropecuária em Rondônia e demais estados do país.
No Senado Federal, Laerte Gomes se reuniu com os senadores, Confúcio Moura (MDB), Jaime Bagattoli (PL) e Marcos Rogério (PL), já na Câmara Federal, o parlamentar esteve com o deputado federal, Thiago Flores (MDB).
Aos representantes da bancada federal de Rondônia, o deputado alertou sobre a gravidade que a crise no segmento da pecuária pode gerar em todo o estado. Segundo Laerte Gomes, pequenos e médios produtores rurais, que aderiram a financiamentos rurais, junto a instituições como Pronaf, Pronamp, FNO e FNE, estão enfrentando sérias dificuldades para pagar as parcelas que estão chegando com o final da carência dos empréstimos.
“Estamos falando de uma possível crise gravíssima, onde muitos produtores podem até perder tudo o que têm. Com o baixo valor da arroba bovina, fica inviável a comercialização dos rebanhos, e com isso, os pequenos e médios produtores rurais não estão conseguindo honrar com os vencimentos dos empréstimos. É uma situação que precisa de uma força coletiva de nossos representantes no Governo Federal”, ressaltou o deputado.
Nas reuniões com as autoridades, Laerte Gomes pediu que as lideranças da bancada federal rondoniense, unam forças para juntos, cobrarem dos órgãos competentes e responsáveis pelo segmento da agropecuária, como Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério da Fazenda, Governo Federal e Congresso Nacional, uma medida urgente para solucionar a situação que tem prejudicado os produtores rurais.
“Como eu já havia comentado em sessão ordinária na Assembleia Legislativa, eu apresentei como sugestão a suspensão imediata das parcelas dos financiamentos que vencerão em 2023, 2024 e 2025, para serem pagas ao final dos financiamentos, com a mesma taxa de juros. Não tem outra solução, neste momento precisamos de medidas emergenciais para amparar nossos produtores, e prorrogar as parcelas dos financiamentos pode dar um fôlego para o setor, são prazos que podem salvar anos de muito trabalho, e nesse período o valor da arroba bovina pode normalizar”, declarou Laerte Gomes.
Por fim, o parlamentar também ressaltou o fundamental apoio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural de Rondônia (CEDREs) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).
“São entidades essenciais para defender o setor agropecuário e produtivo do nosso estado”, concluiu o deputado.
Tramitação do processo legislativo é tema no Fórum das CCJRs
Evento acontece até quinta-feira (21), no auditório da Alero
Projeto de Confúcio que unifica regras para o cancelamento do registro em conselhos de Classe é aprovado
No entendimento do senador, a manifestação de vontade do profissional é determinante para que o seu registro no Conselho de Classe seja interrompido, arcando ele próprio com os ônus do descumprimento
Vereador Márcio Pacele solicita mutirão de limpeza em rua de bairro da zona Leste de Porto Velho
O objetivo do mutirão de limpeza é prevenir doenças transmitidas por mosquitos e insetos, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores
Comentários
Crise??? A população não tá vendo crise alguma. O preço da carne bovina está justo. Só isso! Preços absurdos não pode ser a regra!! ponto!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook