Cultura de integridade em destaque no seminário do TJRO
A solenidade de abertura oficial ocorreu na noite do dia 30, com a mesa presidida pelo decano do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que é o presidente do Comitê de Ética e Integridade da instituição
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, o II Seminário de Integridade, com o tema “O papel das pessoas na construção de uma cultura de integridade”. O evento, realizado no auditório José Clemenceau Pedrosa Maia, na sede do TJRO, reuniu magistrados(as), servidores(as) e representantes de instituições públicas para debater valores éticos, sustentabilidade e responsabilidade no serviço público.
A solenidade de abertura oficial ocorreu na noite do dia 30, com a mesa presidida pelo decano do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que é o presidente do Comitê de Ética e Integridade da instituição. “Este evento, mais do que um seminário é um chamado à consciência, à responsabilidade individual, e, acima de tudo, um chamado à ação. A integridade não nasce nos gabinetes, ela germina no coração das pessoas”, pontuou o decano.
A grande atração da noite foi a palestra “Porque pessoas racionais nem sempre tomam decisões éticas?”, ministrada pelo psicólogo, professor e escritor Vanderlei de Oliveira Farias e mediada pela magistrada Míria do Nascimento de Souza. Também compuseram a mesa de honra, o ouvidor do TJRO, desembargador Francisco Borges; o vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes e a secretária chefe do Gabinete de Governança do TJRO, Rosimeire Moreira. Na ocasião, também houve a exposição do livro “Entre Outros: metáforas para tempos difíceis”, de autoria do palestrante, e um coquetel de encerramento animado pela banda Agravo de Instrumento.
A programação da sexta-feira (31) contou com uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da cultura de integridade institucional. A manhã iniciou com a apresentação dos resultados do Sistema de Integridade, feita por Rosemeire Moreira Ferreira, seguida da palestra “ODS, sustentabilidade e corrupção – o impacto das pessoas na construção de instituições sólidas”, ministrada pela especialista Lígia Maura Costa, que registrou ampla participação dos presentes.
Em seguida, Maria Flávia Bastos conduziu a palestra “Por um tempo mais humano: o agora pede coragem”, destacando a importância da empatia e da responsabilidade nas decisões cotidianas. As duas palestrantes participaram de uma roda de conversa mediada pelo juiz Edenir Sebastião Albuquerque.
O período da tarde teve como destaque a palestra “A ética e o serviço público”, ministrada pelo professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, José Ricardo Cunha, e a exposição “Quando a palavra conecta e o sentido ecoa, o propósito encontra voz”, com o antropólogo Estevão Rafael Fernandes. As discussões continuaram em uma roda de conversa sobre regras de conduta e o compromisso com o serviço público, mediada pelo magistrado Ilisir Bueno Rodrigues.
O evento foi encerrado com a reafirmação do compromisso do Tribunal de Justiça de Rondônia com a promoção de um ambiente institucional íntegro, transparente e ético, fortalecendo as ações voltadas à integridade e à boa governança.
TJRO homologa primeiro acordo na saúde suplementar
O acordo foi construído de forma consensual entre o beneficiário e a operadora, com a mediação de servidores
Nova 364: 20 frentes de trabalho e recuperação da Ponte Velha
O Consórcio Nova 364 confirma que, ao todo, mais de 20 frentes de trabalho estarão ativas diariamente ao longo da rodovia federal, com equipes distribuídas em mais de dez municípios, de Vilhena a Porto Velho
Porto Velho pode ganhar 4 hospitais; 3 atenderão pelo SUS
O quarto hospital surge agora, com a inesperada informação de que o Consórcio que não conseguiu construir o Heuro para o Governo, quer agora construir um hospital privado




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook