Curso gratuito de charcutaria oferece capacitação a jovens
Por meio das técnicas aprendidas, o aluno pode complementar a renda familiar ou iniciar um negócio
Completamente gratuito, o curso oferece ainda todo o material didático, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas
“Charcutaria – Embutidos e Defumados” é o curso de formação inicial oferecido pelo Governo do Estado na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, em Pimenta Bueno, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), a capacitação prorrogou as inscrições até o dia 21 de janeiro, pelo site do Idep.
“O curso é voltado para quem quer iniciar um negócio em casa mesmo ou já trabalha com isso, melhorando técnicas de aproveitamento de todo o animal, padronização e melhorias de qualidade”, explica a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira.
Com carga horária de 40 horas, o aluno aprende a teoria e a prática de fazer embutidos e defumados; linguiças de ave, bovina e suína; técnicas de salga, cura e manuseio do defumador para defumados como bacon, costela, picanha e lombo.
O instrutor do curso detalha que o tempo de produção de linguiça é em torno de 3 dias, já os defumados são de 5 a 10 dias, dependendo da peça e o que for produzir. “Charcutaria representa um dos mais antigos métodos de produção de alimentos da humanidade, devido a necessidade de preservação dos alimentos durante períodos de escassez e nas longas viagens de migração, já que naquela época inexistia tecnologia de refrigeração adequada que garantisse vida útil longa para as carnes”.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Por meio das técnicas aprendidas, o aluno pode complementar a renda familiar ou iniciar um negócio. “Tenho alunos que criam suínos e já faziam linguiças de forma bem caseira, para consumo próprio, e agora têm ideia de começar a fazer para venda. Além disso, o conhecimento também pode ser aplicado por iniciantes na área, como uma das alunas, que nunca tinha feito nada do tipo e a família quer começar a trabalhar com isso, pois são técnicas simples e de baixo custo para iniciar a produção”, finaliza o instrutor.
As ofertas fazem parte das ações do Governo do Estado que objetivam proporcionar a elevação de empregabilidade e oportunidade de empreender, com o incremento da geração de renda e melhoria no desenvolvimento social e econômico, por meio do fortalecimento da capacidade produtiva do Estado através da qualificação da mão-de-obra.
Os alunos aprendem a teoria e a prática de fazer embutidos e defumados; linguiças de ave, bovina e suína; entre outras técnicas
AULAS PRESENCIAIS
Completamente gratuito, o curso oferece ainda todo o material didático, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas.
As aulas iniciam no dia 24 de janeiro e acontecem nos períodos da tarde e noite. Para participar do curso, é preciso ter idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto.
A escola está localizada no estacionamento ao lado do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, próximo à Prefeitura de Pimenta Bueno, na avenida Presidente Dutra, n° 1007, bairro Alvorada.
OUTRAS OPORTUNIDADES
Ainda no projeto “Educação sobre Rodas”, a Escola Móvel de Máquinas Agrícolas, localizada em Ariquemes, também prorrogou as inscrições para os cursos de qualificação profissional em Ajustador Mecânico, Manutenção de Máquinas Agrícolas e Mecânico de Motores à Diesel. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do Idep.
População vai ser contemplada com lançamento da 1ª edição “Opera Rondônia”, nesta quinta-feira, 20
Os procedimentos devem acontecer de forma rápida e organizada conforme a capacidade operacional da unidade hospitalar de Rolim de Moura
Vacinação contra a covid-19 mudou cenário de Porto Velho frente à pandemia
Mais de 360 mil pessoas receberam doses dos imunizantes
Ações estratégicas marcam um ano de vacinação contra a covid-19 em Porto Velho
Ampliação dos pontos de vacinação, drive-thru e tecnologia foram destaques
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook