Datafolha: 73% dos brasileiros apoiam a urna eletrônica
Segundo a pesquisa, para 23%, o voto em papel deveria voltar a ser usado
Urnas eletrônicas (Foto: Bruno Kelly/Reuters)
Sputnik - Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada neste domingo (3), mostra que 73% dos brasileiros aprovam o sistema de votação do país em urna eletrônica.
O levantamento foi realizado de 8 a 10 de dezembro. O Datafolha ouviu 2.016 brasileiros adultos em todas as regiões e Estados do país, por telefone, com ligações para aparelhos celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo a pesquisa, para 23%, o voto em papel, abandonado nos anos 1990, deveria voltar a ser usado. Outros 4% responderam não saber.
Do total de entrevistados, 69% disseram que confiam muito ou um pouco no sistema de urnas informatizadas. Outros 29% responderam que não confiam.
A desconfiança a respeito das urnas eletrônicas é maior entre pessoas de 25 a 34 anos. Nesse grupo, 6% afirmaram acreditar muito nas urnas (ante 33% na média geral) e 34% declararam não confiar nelas (ante 29% na média).
Os entrevistados que declararam receber mais de dez salários mínimos confiam mais no sistema de eleição informatizada, enquanto grupos com salários inferiores possuem uma desconfiança maior.
A urna eletrônica passou a ser adotada gradualmente em 1996. O presidente Jair Bolsonaro já fez acusações, sem apresentar provas, de que há fraudes no sistema de voto eletrônico.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem realizado campanhas de esclarecimento reafirmando que a tecnologia é confiável.
Comando militar barra a turma da boquinha, impedindo promoção de quatro estrelas
A má vontade se aninhou nas tropas após a constatação de que o governo fracassou no combate à pandemia e ameaça contaminar a Força com o constante içamento, para o Planalto, do contingente da “boquinha”
Como a esquerda volta ao governo na América Latina?
A Frente Ampla começa a definir sua recomposição e poderá contar com essas experiências, para poder completar o retorno da esquerda ao governo nesses seis países latino-americano
Nascida em Ariquemes, Carla Redano é empossada como Prefeita
Carla Redano é Natural de Ariquemes, cidade que governará pelos próximos 4 anos
Comentários
É o contrário, a verdade é que ninguém acredita no Datafolha.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook